Nesta segunda-feira, 24, um homem, que não teve a identidade relevada, foi detido pela Polícia Militar do Acre (PMAC), após tentar se esconder em forro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito de Rio Branco.
De acordo com o médico e diretor-técnico da UPA, Daison Bandeira, o indivíduo entrou na unidade de saúde por volta de meio-dia desta segunda-feira e alegava dores na barriga. Recebeu atendimento do médico plantonista e ficou em observação, porém, teria solicitado o acompanhamento de uma assiste social.
“Era uma consulta de rotina, uma queixa de epigastralgia. Foi medicado, ficou em observação, mas solicitou o acompanhamento da assistente social. Relatava alguns problemas pessoas e continuou aos cuidados da assistente. Ela procurou entrar em contato com familiares dele e não obteve êxito. Ele permaneceu na unidade no período da tarde e da noite”, conta o médico.
Segundo o diretor, no período da noite o homem foi ao banheiro, mas teria demora muito, o que causou estranheza nos funcionários da UPA. Vigilantes foram chamados para abrirem a porta do banheiro e, quando foi aberta, o paciente subiu para o forro.
“A noite, ele foi ao banheiro e os funcionários acharam estranho a demora dele no banheiro e solicitaram a ajuda dos vigilantes quando foram fazer a abertura da porta. Quando abriram a porta, ele subiu ao forro. Quando caiu do forro, os vigilantes contiveram ele e ligaram para a polícia. Foi conduzido até o Batalhão da polícia”, afirma Bandeira.
Deputado se manifesta
Através das redes sociais, o deputado estadual Adailton Cruz, do PSB, ressalta que, quando apresentaram um projeto de lei para obrigar o estado a manter forças de seguranças em todas unidades de saúde, não foi por capricho, mas um apelo à vida das pessoas.
“Quando apresentamos um PL que obrigando o estado a manter forças de segurança em todas as unidades de saúde, não foi por capricho, é um apelo pela vida, dos nossos profissionais, pacientes e acompanhantes. Isso é apenas um exemplo do risco que todos correm”, escreveu Cruz.
Com informações adicionais do repórter Luan Rodrigo para a TV Gazeta