Após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (19), na Fundação Garibaldi Brasil (FGB), com a Comissão do Carnaval 2026 e representantes dos blocos Unidos do Fuxico, Sambase e 6 É D+, foi decidido que resultado final vai permanecer suspenso.
Em entrevista ao site Agazeta.net, o presidente do Unidos do Fuxico, Aryson Fernandes, afirmou que o recurso foi fundamentado em um descumprimento do regulamento por parte do 6 É D+, após um dos carros do bloco ter quebrado no início do percurso e permanecido parada entre o meio e o final do trajeto por um longo período.
Com base nas informações disponibilizadas pelo presidente, o bloco Unidos do Fuxico deve assumir o primeiro lugar, o Sambase o segundo lugar, enquanto o 6 É D+ pode ocupar a terceira posição.
“A decisão foi tomada com base no recurso que o Fuxico protocolou na FGB. O pedido foi deferido pelo jurista da FGB, que refez o ranking. Ficou Unidos do Fuxico em primeiro, Sambase em segundo e 6 É D+ em terceiro”, afirmou Aryson.
Mesmo sem a publicação do resultado oficial, o presidente destacou ainda que o sentimento é de “dever cumprido” e que o bloco irá comemorar o novo título.
“Não foi questionada nota de avaliador, nem critérios de julgamento. O que foi questionado foi o cumprimento do edital. Ficou uma sensação de erro na avaliação. Não queremos desmerecer os outros blocos, mas acreditamos que nossa produção foi maior e mais elaborada. Agora, a sensação é de dever cumprido e vamos comemorar o título”, finalizou.
O site Agazeta.net entrou em contado com o bloco 6 É D+, mas até o final dessa matéria não obteve respostas. O espaço segue aberto para mais esclarecimentos.
Nota na íntegra da FGB:
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), informa que foi concluída a análise do recurso administrativo interposto contra o resultado do Concurso de Blocos Carnavalescos com Bateria – Carnaval 2026, realizado em Rio Branco.
Após análise técnica e jurídica, a Comissão Organizadora deliberou:
- Manter a autonomia do julgamento artístico realizado pelos jurados, inexistindo erro material ou ilegalidade que justificasse revisão da avaliação técnica;
- Reconhecer que o bloco concluiu regularmente o percurso do desfile;
- Constatada a permanência do carro alegórico na pista por tempo superior ao limite de tolerância previsto no item 6.5 do edital, aplicar a penalidade progressiva expressamente estabelecida, consistente na perda de 01 (um) ponto a cada 05 (cinco) minutos excedentes.
Em razão da aplicação objetiva da regra editalícia — observados os princípios da legalidade, da isonomia entre competidores, da vinculação ao instrumento convocatório e da tipicidade das sanções administrativas — procedeu-se à readequação da pontuação do quesito correspondente, com a consequente alteração da classificação do certame.
Considerando tratar-se de decisão administrativa, informa-se que ainda cabe recurso nos termos do edital e da legislação aplicável. Em razão disso, o resultado final permanece provisoriamente suspenso até o encerramento definitivo da via administrativa.
A Fundação reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança jurídica e o respeito às regras previamente estabelecidas, assegurando igualdade de tratamento a todos os participantes.
Rio Branco-Acre, 19 de fevereiro de 2026.
Comissão de Carnaval 2026
Dário Pinheiro de Souza Júnior
Roberta do Nascimento Cavaleiro de Oliveira
Leandro da Souza da Silva



