Após a tentativa de estupro ocorrida no Horto Florestal na manhã do último sábado (11), a Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado e a Polícia Militar, apresentou um plano abrangente de reforço à segurança nos parques municipais. A ação busca prevenir novos incidentes e garantir a tranquilidade dos frequentadores desses espaços.
Na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14), o prefeito em exercício, Alysson Bestene, destacou a urgência em fortalecer o monitoramento e ampliar as medidas de segurança no Horto Florestal e em outros parques, como o Parque Chico Mendes e o Capitão Ciríaco. O plano prevê um investimento de mais de R$7 milhões em parceria com a Polícia Militar e outros R$3 milhões provenientes de recursos municipais para melhorias na infraestrutura de segurança.
O chefe do Gabinete Militar Municipal, coronel Ezequiel Bino, ressaltou que, embora o Horto conte com 16 câmeras de vigilância, a área das trilhas ainda não é monitorada. “As câmeras existentes ajudaram a identificar o suspeito, mas o monitoramento será expandido para cobrir todo o perímetro, com a instalação de mais 2.800 metros de cabos de fibra ótica”, explica Bino.
Além disso, serão adotadas medidas como o controle de acesso nas entradas do parque, treinamento específico para os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e a instalação de placas informativas nas trilhas. Segundo Flaviane Stedile, secretária da Semeia, a presença de quatro servidores e dois policiais militares no Horto será complementada por rondas mais frequentes e, no médio prazo, pela construção de uma cerca que cercará todo o parque.
A tenente-coronel Jokebed, diretora de operações da Polícia Militar do Acre, também participou da apresentação e reforçou a necessidade de conscientização dos usuários. “Orientamos que as pessoas evitem horários de menor movimento e não circulem sozinhas nas trilhas. É importante usar as áreas abertas e mais monitoradas do parque”, afirma.
O governador Gladson Cameli compareceu à reunião para reafirmar o compromisso do Estado com a segurança pública. Além de apoiar os investimentos em infraestrutura de vigilância, Cameli destacou a importância de revitalizar os parques e fomentar atividades sociais nesses espaços. “Precisamos garantir que as pessoas possam praticar esportes, caminhar com segurança e exercer o direito de ir e vir em todos os parques do Estado”, declara o governador.
Matéria produzida pelo repórter Marilson Maia para a TV Gazeta.