O Rotary Club e Casa da Amizade, uma das instituições mais tradicionais de atuação social e humanitária em Rio Branco, passou por um cenário de destruição na madrugada de quarta-feira (3). O local, que funciona como sede de programas e ações voltadas à comunidade, foi novamente alvo de criminosos. Esta já é a 11ª invasão registrada somente em 2025, segundo os coordenadores.
O arrombamento aconteceu entre os dias 2 e 3 de dezembro. Para acessar o prédio, os suspeitos arrancaram parte da estrutura metálica do portão. Duas portas foram forçadas, deixando para trás pedaços retorcidos de ferro e madeira partida. Dentro da instituição, o rastro de destruição se repetia: salas reviradas, caixas de fotografias espalhadas e armários vasculhados.
“Chegamos aqui e nos deparamos com essa situação. Não é a primeira vez. Só este ano passamos por isso umas dez vezes”, relatou Manuel, um dos membros da Rotary. “Aqui no centro é muito complicado, muito difícil. Estávamos organizando um Natal para as crianças, com brinquedos, bolas, várias coisas… levaram tudo, infelizmente.”
O presidente da instituição, Will, também esteve no local e contou que os criminosos levaram justamente os materiais destinados às ações de final de ano.
“A gente faz o Natal com as crianças, as cestas básicas também… provavelmente levaram quase todos os nossos brinquedos. Ficaram só as bolinhas de leite, que não são as mais importantes. Os brinquedos de maior valor levaram todos”, disse.
Além dos itens infantis, os invasores bagunçaram toalhas de mesa da sede, cadeiras e utensílios usados em reuniões.
“Chegar na nossa casa e ver tudo assim… dá uma sensação de insegurança enorme”, completou.
O Rotary mantém ao longo do ano uma série de iniciativas sociais, muitas delas financiadas pelos próprios membros. Com a invasão, as ações de dezembro estão comprometidas.
“Como vamos realizar agora um Natal Solidário das Crianças?”, questionou o presidente. “A gente junta dinheiro o ano todo para isso. Com essa bagunça e com o prejuízo, não sabemos como ficará nossa situação. A gente não deixa coisas de muito valor aqui, pensando na nossa segurança, porque é a 11ª vez só este ano.”
Em outras ocorrências, criminosos chegaram a levar quatro aparelhos de ar-condicionado do prédio. Por precaução, os equipamentos foram instalados em outra área, mas os suspeitos tentaram arrancá-los novamente nesta última invasão.
Manoel diz que a rotina de ataques tem deixado o grupo exausto e preocupado. “A gente está à mercê. Não pode ter nada aqui.”
O Rotary Club e Casa da Amizade desempenha um papel relevante em Rio Branco, com projetos contínuos de assistência alimentícia, apoio a famílias vulneráveis, campanhas de saúde e atividades educativas. Agora, a continuidade das ações de Natal e outras iniciativas depende da reposição dos materiais furtados.
Com informações do repórter João Cardoso para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net



