Por Kerolayne França para o Agazeta.net
O acreano Darci Seles encerra o projeto Um Bate-papo com Artista, em escolas públicas de Rio Branco, na próxima semana. Ele vem de uma família de artistas e desenha desde os seis anos de idade. Aprendeu com seu pai, que era desenhista e escultor, por muitos anos. Ele é autodidata, pois gosta de trabalhar com técnicas e estilos diferentes.
“Minha inspiração vem do ambiente onde eu vivo. Eu pinto muita coisa de floresta, algumas coisas da cidade. Uso a arte como inspiração, por exemplo, já fiz algumas séries que eram voltadas a homenagear músicas e danças”, relata Seles.
Atualmente trabalha com um projeto nas escolas, que foi aprovado pela Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB). O projeto é uma exposição do trabalho de Darci Seles e um bate-papo com os alunos, em que o artista conta um pouco de sua história
O projeto surgiu com o objetivo de levar a arte de Seles para as pessoas que não tem acesso ao centro da cidade, onde está concentrada os espaços de exposição. “A partir do momento que o edital Municipal de Cultura foi lançado, pensamos em colocar um projeto nesse sentido, de levar até a comunidade a minha arte”, conta.
“Está sendo um momento de descobertas. Eu aproveito para incentivar eles a continuar fazendo e mostrar sua arte, porque muitos fazem, mas tem vergonha de mostrar, achando que não está bom. Este é o momento deles terem contato comigo que já estou na área. É assim mesmo, para uns pode não estar bom, mas outro já pode gostar”, explica Seles.
O projeto é voltado para três escolas. Ele já passou pelas escolas Prof. Clícia Gadelha e Prof. Pedro Martinello. Na próxima semana, vai encerrar a atividade na escola Padre Peregrino Carneiro de Lima.
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida