Artistas acreanos de diferentes gerações irão promover uma peça teatral para ajudar na campanha de conscientização do Janeiro Branco. A peça intitulada “Cabo de Guerra” será apresentada no domingo (28) às 19h no Teatro do Sesc em Rio Branco. Os ingressos custam de 10 a 20 reais e podem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone 68 999617599.
A peça de teatro “Cabo de Guerra” aborda a luta de um jovem chamado Lucas contra dores físicas que despertam medo, angústia e ansiedade. No espetáculo, Lucas compartilha depoimentos de outras pessoas que passaram por situações semelhantes, buscando expurgar seu medo e encontrar sua luz.

A montagem, que estreou em abril de 2022 em Rio Branco, é fruto da união de artistas acreanos de diferentes gerações, com ideia, texto e atuação de Daniel Scarcello e direção de Clarisse Baptista.

A peça aborda temas como depressão e ansiedade, além de enfatizar a importância da saúde mental e o domínio e conhecimento do ser humano em relação aos seus pensamentos e sentimentos. Com uma linguagem simples, direta, poética e acessível ao grande público, “Cabo de Guerra” busca quebrar tabus e promover a reflexão sobre como lidamos com nossos conflitos internos e externos.
Além das apresentações para o público geral, o projeto “Cabo de Guerra – Janeiro Branco” também terá sessões gratuitas voltadas para pessoas com baixa renda, mulheres, jovens, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas surdas e a população indígena.
O projeto conta com o apoio do Ministério da Saúde, do Departamento de Humanização do Estado do Acre, da Central Única das Favelas (CUFA), da Casa Rosa Mulher, do Movimento Jovens do Futuro / Comitê Chico Mendes, do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa Psicossocial Euclides Fernandes Távora (NEPSE), do Grupo Arte de Ser, do Centro de Apoio ao Surdo (CAS), da Associação dos Surdos do Acre, e da Juventude do Povo Huni Kuin de Rio Branco.
As apresentações gratuitas serão realizadas no Teatro de Arena do Sesc e serão seguidas por debates com profissionais da psicologia. O projeto conta com o apoio do Sesc Acre e da Usina de Arte João Donato. A iniciativa faz parte da campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental.
Confira as fotos do espetáculo:




