Durante o festival serão homenageadas personalidades acreanas que contribuíram de forma significativa para o audiovisual no Acre
Por: Edinho Levi
A Associação Acreana de Cinema (Asacine), promoverá nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro a partir das 19 horas, na Filmoteca da Biblioteca Pública Estadual, o XIII Festival Acreano de Vídeos edição 2023. O projeto que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura através do Edital da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), cujo órgão gestor é a Prefeitura Municipal de Rio Branco e conta com o apoio do Instituto Federal do Acre (Ifac), Academia Acreana de Letras (AAL) e da Fundação Elias Mansour (FEM).
As atividades do Festival iniciaram desde o dia 05 de dezembro de 2022, data em que os organizadores do evento lançaram o Regulamento do Festival e Fichas de Inscrições que foram publicadas em todas as mídias sociais incluindo os sites locais. As inscrições encerraram-se no dia 02 de janeiro de 2023.
Durante o XIII Festival Acreano de Vídeos, a Asacine além de exibir 15 documentários rigorosamente selecionados, também oferecerá uma Mostra Anime que será realizada em uma escola municipal visando contemplar jovens que se interessam pela temática. Já a palestra sobre a História do Cinema Acreano e a Oficina de Animação serão ministradas na Filmoteca da Biblioteca Pública nos dias 27 e 26 às 18h30min.
Durante o festival serão homenageadas personalidades acreanas que contribuíram de forma significativa para o audiovisual no Acre. Segundo o Presidente da Asacine o historiador e artista plástico Enilson Amorim, este ano foram escritos 48 trabalhos no Festival, mas somente 15 destes foram selecionados para participarem das exibições.
A seleção contou com uma equipe de avaliadores que utilizando os critérios do regulamento acabaram filtrando os 15 melhores vídeos inscritos neste ano. Para o também cineasta e historiador Adalberto Queiroz o principal objetivo do Festival é descobrir novos talentos no seguimento do audiovisual e não promover competições entre os fazedores de cinema.
“A principal finalidade é dar oportunidade aos novos cineastas que buscam espaços para mostrarem seus trabalhos neste seguimento que é tão vasto e ao mesmo tempo tão fechado para aqueles que almejam emplacar seus filmes em Festivais, e nós da Asacine temos esta finalidade de abrir este espaço” finalizou o cineasta Queiroz.