A lutadora acreana de Artes Marciais Mistas (MMA) Waleska Sousa, de 26 anos, concedeu uma entrevista ao programa Gazeta Entrevista, onde contou a inspiradora trajetória no mundo das artes marciais e os desafios enfrentados ao longo da carreira.
Natural de Rio Branco, Waleska relembrou seu primeiro contato com as artes marciais ainda na escola, durante uma aula de educação física que apresentou o kickboxing. A curiosidade cresceu quando ela assistiu a uma luta da americana Ronda Rousey na televisão. “Eu sempre achei legal a ideia de mulheres mostrarem que também podem. Vi ela lutando e meu coração disparou”, contou.
Sem condições financeiras para bancar treinos particulares, a atleta encontrou apoio em um projeto social no bairro Conjunto Esperança, onde começou no jiu-jitsu. “Com um mês de treino, participei de um campeonato e ganhei minha primeira luta. Foi um dos dias mais felizes da minha vida.”
Determinada a alcançar novos patamares, Waleska deixou o Acre e seguiu para o Rio de Janeiro, com o apoio de sua mãe. “Preferi me arrepender de ter tentado do que não tentar. Parti com uma mochila e muita coragem”, revelou.
Durante a entrevista, a atleta destacou a falta de oportunidades para esportistas no estado. “Aqui no Acre temos muito talento, mas infelizmente não temos tantas oportunidades. Às vezes, é necessário sair do Estado para tentar algo maior”, desabafou.
Em sua estreia no MMA, enfrentou uma adversária de alto nível e venceu. Hoje, Waleska se considera uma atleta profissional reconhecida nacional e internacionalmente.
Com planos ambiciosos para 2025, a lutadora sonha em expandir sua carreira internacionalmente e representar o Acre no UFC em cenário mundial. “Se Deus quiser, em breve estaremos fazendo história”, finalizou.