O atleta acreano Wendell Barbosa, já consagrado como campeão mundial de em 2018, continua a fazer história no esporte. Neste início deste ano de 2025, ele conquistou mais uma medalha de ouro para o estado do Acre, desta vez no Fortaleza International Pro Jiu-Jitsu Championship, realizado no Ceará. Ele venceu um americano por 3×1. A vitória o consolida como um dos principais nomes do jiu-jítsu mundial.

Barbosa, que já havia vencido em algumas categorias em competições internacionais, como o campeonato na Grécia, falou sobre a importância dessa nova conquista. “Isso significa muito para mim porque é a primeira medalha do ano de 2025. Já começamos com o pé direito, e é muito bom começar o ano ganhando. Vamos forte para as outras competições que estão por vir”, afirma o atleta.

Ele explica que a preparação para o torneio foi intensa, mas curta e demorou apenas alguns dias. “Foi bem rápida, em torno de 25 a 30 dias. Devido às festas de dezembro, eu tinha acabado de vir do Mundial em novembro. Conseguimos treinar 25 dias para essa competição e, graças a Deus, trouxemos a medalha de ouro para o Acre”, explica Barbosa.
O momento mais desafiador, segundo ele, foi a primeira luta. “A primeira luta sempre é a mais difícil. Estávamos iniciando um torneio internacional, e lutei contra um americano. Graças a Deus, saí com a vitória por 3 a 1 e viemos forte para a final. Deu tudo certo”, relembra.

A trajetória do atleta no esporte não foi sem obstáculos. Ele destacou que, no início, a maior dificuldade foi o apoio financeiro. “No começo, o apoio era escasso, mas, graças a Deus, tudo deu certo. Hoje, tenho o apoio total do Governo do Estado do Acre, da Secretaria de Esporte, do Secretário Neymar Mourinho e da Deputada Federal Socorro Nery. Muitas pessoas nos apoiam, e isso me deixa muito feliz. Eles acreditam no meu trabalho”, disse o atleta.

O atleta ressaltou que, apesar das dificuldades iniciais, hoje conta com o respaldo necessário para continuar competindo em alto nível. “Os custos eram muito altos no início, mas hoje temos um apoio 100% do Estado. Isso faz toda a diferença”, completa.
Estagiário supervisionado por Gisele Almeida
Produção: Natália Lindoso