O senador Alan Rick oficializa, neste sábado (8), sua filiação ao Republicanos, em um ato político que deve reunir lideranças nacionais da sigla no ginásio do Sesc Bosque, em Rio Branco, a partir das 16h. O evento promete movimentar o cenário político acreano, já que o parlamentar é apontado como favorito para a disputa ao governo do Acre nas eleições de 2026.
Entre as autoridades aguardadas, estão os senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG); o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do partido; além de outros parlamentares da legenda no Congresso Nacional.
Também está prevista a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, uma das principais lideranças do Republicanos e um dos articuladores da filiação de Rick.
Antes da cerimônia, haverá um momento exclusivo para a imprensa, logo após o desembarque das lideranças no Aeroporto Internacional de Rio Branco. O acesso à coletiva será a partir das 11h, mediante credenciamento prévio, que deve ser feito até esta sexta-feira (6), às 12h, por meio do formulário disponibilizado pelo partido.
A mudança de partido de Alan Rick foi anunciada no final de setembro, após convite feito pelo deputado federal Roberto Duarte, presidente estadual do Republicanos, e pelo governador Tarcísio de Freitas. A entrada do senador na legenda é vista como um passo decisivo para consolidar seu projeto político rumo ao Palácio Rio Branco.
De acordo com a última pesquisa Real Time Big Data, divulgada em agosto deste ano, Rick aparece com mais de 40% das intenções de voto em um dos cenários simulados, 38% em outro e 35% no terceiro, liderando todas as projeções para o governo do Acre em 2026.



