Acontece nesta segunda-feira, 28, uma audiência pública para discutir a situação da U:Verse – Centro Universitário Rio Branco, a partir das 12h, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Comissão de Educação das Câmara vai debater sobre a interrupção abrupta das atividades na instituição.
De acordo com o estudante Luiz Felipe Gadelha Moraes, eles buscam a manutenção das aulas e que a instituição cumpra o compromisso com os acadêmicos.
“Com o encerramento das atividades acadêmicas, todos os alunos ficaram à mercê da própria sorte. Queremos a continuidade das aulas para os que estão no último ano, porque como a U:Verse tem o seriado anual, nenhuma outra instituição conseguiria dar continuidade ao nosso calendário”, afirma Moraes.
Segundo ele, desde o dia 30 de junho deste ano os estudantes fazem reivindicações, pois foi quando a universidade encerrou as atividades acadêmicas no polo Rio Branco.
“A faculdade garantiu que ocorreria a Transferência Assistida, procedimento feito com o auxílio do MEC, mas isso não ocorreu. Pelo contrário, o MEC só tomou conhecimento por iniciativa dos alunos, da OAB e dos deputados federais Socorro Nery e Léo de Brito”, conta.
Estão confirmados na audiência o reitor da instituição, Luiz Antônio Corrêa, a assessora jurídica do Ministério Público do Acre, Jeovana Oliveira, além da coordenadora-geral de Programas de Educação Superior da Secretaria de Educação Superior, Lilian Carvalho do Nascimento, e da vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amabile Aparecida Pacios.
Ainda com informações de Luiz Moares, a maioria dos alunos não está matriculada em outra instituição e, até o momento, a U:Verse não fez nada para ajuda-los.
“São mais de 100 bolsistas, todos esses alunos não têm condições de arcar com uma faculdade particular, ou seja, estão à mercê do que o MEC pode fazer. O sonho de muitas famílias agora transformados em tristeza e incertezas”, reitera.
Finalizou ao falar que tiveram uma audiência de conciliação e uma audiência junto ao Ministério Público Estadual do Acre, mas a universidade não aceitou nenhuma proposta de acordo feita pelos acadêmicos e pelos presentes.
“Cabe destacar que o Reitor não esteve presente em nenhum dos momentos e, seu representante não apresentou nenhuma alternativa para minimizar as perdas dos acadêmicos”, destaca.
Aos interessados, a audiência vai ser transmitida através do canal do YouTube da Câmara dos Deputados.