“União em torno de um objetivo tem um poder transformador”
A vacinação contra a covid-19 começou em janeiro de 2021, no Acre, desde então vem acontecendo de forma lenta. O que levou um grupo de voluntários a se mobilizarem online e criarem um perfil no Instagram, “Avexa Vacina”, com intuito de chamar atenção para maior rapidez no processo de imunização contra o coronavírus no estado.
Anaís Cordeiro, pesquisadora e jornalista, é uma das idealizadoras da página e ressalta que um dos maiores problemas no processo de imunização no estado são as falhas de comunicação e transparência.
“Trabalhamos juntos para acessar informações, já que um dos maiores problemas em Rio Branco é a falta de transparência para com a população. O Portal de Transparência da Prefeitura, por exemplo, possui lacunas e permanece desatualizado por dias. Temos sentido também a ausência de fiscalização das ações do Executivo e temos a intenção de cobrá-la”, relata.
Segundo a organização, vários voluntários de diferentes áreas participam da mobilização com o objetivo de compartilhar informações “repassando para a população o que conseguimos levantar, quanto o que não temos acesso, para possamos cobrar juntos” conta a pesquisadora.
Uma das ações foi republicar a mesma imagem marcando órgãos do poder público exigindo explicações e rapidez no processo de imunização.
“A união em torno de um objetivo tem um poder transformador”. Através da página pessoas conhecidas e desconhecidas estão se conectando em prol da causa, a identidade visual foi feita por uma designer de Campo Grande (MS).
“A vacinação é o único caminho para enfrentarmos essa pandemia. Já temos bons exemplos que podem ser seguidos que nos conduzirão a superação da forma grave da doença e recuperação econômica. Não merecemos ficar para trás e sofrer ainda mais quando temos à disposição tantas informações” conclui.
A equipe do site Agazeta.net entrou em contato com a equipe da prefeitura sobre o assunto, mas até o momento não obteve respostas.