A Expoacre 2025 começou neste sábado (26) e, entre os estandes presentes na feira, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) se destaca com a oferta de serviços eleitorais durante todos os nove dias de evento. Localizado no galpão institucional, atrás do Café Contri, o espaço está realizando cadastros biométricos, emissão de títulos e atualizações de dados de forma rápida e acessível ao público.
De acordo com a assessora do TRE, a principal demanda tem sido o atendimento aos eleitores que ainda não possuem o cadastro biométrico. “Nós temos cerca de pouco menos de 40 mil eleitores no Acre que ainda não fizeram a coleta digital e a foto. Durante a pandemia, muitos títulos foram emitidos sem esse registro. Hoje, o número corresponde a cerca de 6 a 8% do nosso eleitorado. É baixo, mas nosso objetivo é atingir 100%”, explicou.
Além da biometria, o estande está realizando emissão do primeiro título para jovens a partir de 15 anos que terão 16 até a data da eleição, mudança de nome em caso de casamento, alteração de local de votação e quitação eleitoral. “O atendimento é rápido e prático. Basta trazer um documento oficial com foto e o comprovante de residência”, completou a assessora.

Público elogia praticidade do serviço
O visitante Rodrigo Alves aproveitou a passagem pela Expoacre para transferir seu título de São Paulo para o Acre. Natural do Piauí, ele conta que a rotina de trabalho impediu que fizesse o processo antes. “Era o tempo, o trabalho era corrido, não tinha como resolver. Hoje tive essa praticidade. Achei o serviço rápido, prático, nota 10. Facilitou tudo”, afirmou.
Para Rodrigo, estar com o documento atualizado é mais do que uma obrigação burocrática. “A importância é que facilita a votação, evita problemas como multa e cancelamento de CPF. É cumprir a cidadania. Acho que é isso”, disse.
O atendimento do TRE na Expoacre funciona todas as noites do evento, oferecendo aos eleitores a chance de regularizar sua situação sem precisar enfrentar filas nos cartórios eleitorais da capital.