A influência
Se antes Marina Silva (PSB) era uma carta fora do baralho na política acreana, agora ela passa a ser vista com mais atenção pelos políticos locais. Por seu histórico de ligação com o PT no Acre, sua influência preocupa principalmente a oposição. Numa disputa acirrada a tendência é Marina mostrar apoio muito mais a Tião Viana (PT) do que a Márcio Bittar (PSDB).
Vantagem
Em todas as pesquisas realizadas até o momento Marina aparece em primeiro lugar no Acre entre os presidenciáveis. Em 2010 ela foi o patinho feio da campanha em sua terra natal, mas agora tudo caminha para ela ser uma das grandes forças políticas no Estado –restando a dúvida da sua capacidade de transferir votos.
À distância
Ao olharmos pelo retrovisor veremos que a interferência da disputa presidencial tem pouca ou nenhuma influência por aqui. Tanto assim que o PT tem dificuldades de emplacar até Lula, com o paulista José Serra (PSDB) dando um chocolate em Dilma Rousseff há três anos.
Contraprova
A influência de Marina pode ser observada na campanha de 2012 pela prefeitura de Rio Branco. Ela declarou apoio a Marcus Alexandre (PT) na reta final do segundo turno, sendo isso incapaz de dar ao petista uma vitória folgada ante Tião Bocalom, à época no PSDB.
Diplomacia
Outrora Márcio Bittar (PSDB) organizou evento para defender James Gomes (PSDB) ao ser cassado da prefeitura de Senador Guiomard e atacar a ida do petista André Maia para o lugar do tucano, ontem Márcio recebeu o novo prefeito do Quinari em seu gabinete da primeira-secretaria; trataram das emendas parlamentares.
Preconceito
Bittar classifica como xenofobismo as declarações de Jorge Viana (PT) pelo fato dele não ter nascido no Acre. “Este é um discurso retrógrado e racista. Não entendo, então, a razão do Jorge ter ajudado a eleger um paulista na prefeitura da capital. Minha vida foi construída no Acre”, declara ele.
Soldado da borracha
Pressionado pela bancada do Norte, a presidência da Câmara dos Deputados cedeu e a votação da Proposta de Emenda à Constituição que equipara os salários dos soldados da borracha aos dos pracinhas da II Guerra Mundial está bem próxima de ser votada.
Terça-feira
A PEC dos Soldados da Borracha foi incluída na ordem do dia da sessão da próxima terça, dia 15, em plenário, com ou sem o envio da contraproposta prometida pelo governo.
Com ou sem
Se o envio do documento não ocorrer, até terça-feira, as mudanças propostas pelo governo serão avaliadas somente quando a matéria for a votação no Senado. Pelo que já foi apurado, o governo vai propor aumento de três salários mínimos apenas, valor bem inferir ao salário dos pracinhas que é de sete salários mínimos.
Roger
Ontem, o prefeito em exercício por dois dias, vereador Roger Corrêa, disse ao jornalista Alan Rick que Marina procurou o PSB pela semelhança de ideologias que ela prega. Mas não foi a ex-ministra que foi procurada?