Criado em 1978 no tradicional bairro da Base, em Rio Branco, o Bloco Sambase retorna à avenida com força total neste Carnaval da Família. Depois de conquistar o título em 2023 e ficar de fora da disputa no ano passado por falta de recursos, o grupo está entre os quatro concorrentes do desfile desta terça-feira (5). Com mais de 300 integrantes e um enredo que homenageia a Revolução Acreana, o Sambase promete um espetáculo à altura da história do estado.
O presidente do bloco, Sandro Ferreira, mais conhecido como Sandrinho da Base, destacou a importância do tema escolhido: “Vamos exaltar Plácido de Castro e a batalha que levou à conquista do Acre. Esse tema foi definido há três anos porque queríamos trazer um enredo forte e representar nossa história na avenida”, afirmou.

O bairro da Base, conhecido pela tradição festiva, será representado por uma bateria com cerca de 60 ritmistas, uma comissão de frente com 16 integrantes e uma grande equipe de produção e apoio. “A disputa acontece na avenida, mas fora dela somos todos parceiros. Nosso objetivo é levar um grande espetáculo para o público”, disse Sandrinho.
O Carnaval da Família 2025 está sendo realizado em parceria entre Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado e Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA). Apesar do apoio, Sandrinho revelou que os recursos ainda são limitados, mas que os blocos estão recebendo muito apoio neste ano: “Conseguimos reunir forças para fazer um desfile bonito.”
Entre os critérios avaliados pelos jurados estão a harmonia, a apresentação do samba-enredo, a performance da rainha de bateria e a criatividade das alegorias. “O mais importante é a energia do desfile, queremos mostrar a paixão do nosso povo pelo carnaval”, finalizou o presidente do Sambase.
