Ela atenderá a população de Rio Branco por seis meses, segundo o contrato feito com a Prefeitura
O município de Rio Branco terá a partir desta sexta-feira (11) uma nova frota de ônibus que irá atender a maior parte das linhas que eram da empresa Auto Viação Floresta. A entidade responsável por esses coletivos, é a Rico Transportes, que veio de São Paulo. Ela atenderá a população por seis meses, mediante contrato emergencial feito com a prefeitura de Rio Branco.
Ao total são 60 veículos, e 52 vão trabalhar diretamente em mais de 30 linhas que pertenciam a Auto Viação Floresta. Além disso, oito deles vão ficar reservas, e 50% tem ar-condicionado, e o elevador para as pessoas com necessidades especiais.
Apesar de ter esses benefícios, os veículos já foram usados, alguns estão velhos, inclusive apresentam uma pequena quantidade de problemas, como impasses no para-brisa ou limpador. No atual momento eles estão na garagem, e segundo o proprietário, irão passar por uma manutenção e logo em seguida, eles serão limpos.
O proprietário da empresa Rico Transportes junto com a prefeitura de Rio Branco, assinaram na manhã desta terça-feira (08), um contrato emergencial de seis meses. Segundo o prefeito, Tião Bocalom, nesse primeiro momento a empresa não terá lucros, ela vai trabalhar com o mesmo percentual que as empresas anteriores vem trabalhando, que é receber por passageiros.
Contudo, no momento essa empresa já se prepara para concorrer a uma licitação que será aberta pela Prefeitura de Rio Branco, e com isso será um tempo de contrato bem maior, comparado a esse de seis meses.
De acordo com as informações repassadas pelo prefeito Tião Bocalom, a empresa vai fazer de tudo para conseguir chegar nos bairros, que antes a Auto Viação Floresta não chegava. Pois tem alguns ônibus que são pequenos, e eles servem justamente para entrar nos bairros que as ruas são mais “apertadas”. A empresa também vai disponibilizar três micro-ônibus para áreas de difícil acesso.
Com isso, segundo o prefeito Tião Bocalom, esses coletivos irão começar a circular a partir dessa sexta-feira. “Assinando esse contrato hoje, a empresa na sexta-feira deverá colocar já os veículos em todas as linhas. São 31 linhas, e irão 52 veículos pra rua. Dessa forma, significa 60% do sistema. Não são todas as linhas, são apenas 31 linhas. Então as outras empresas que estavam atuando não serão substituídas, que é a São Judas e a Via Verde”, afirmou.
Segundo Bocalom, foi feito um acordo com a empresa Rico Transportes, e o Sindicato das empresas de Transporte Coletivo do Estado do Acre (Sindicol), os motoristas que trabalhavam na empresa anterior fossem contratados para essa nova entidade. Dessa forma, quem estará sendo desligado da Auto Viação Floresta, será recontratado para essa nova empresa.
“Fizemos uma seleção de praticamente 90% dos motoristas , que eram da Floresta, e agora irão trabalhar com a gente sim. Porque são trabalhadores que precisam, e a gente fez essa seleção, e estamos colocando ele já pra dentro da empresa”, concluiu a presidente da empresa Rico Transportes, Bruna Dias.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta