A empresa Ricco Transportes deverá assumir o lugar da São Judas Tadeu, atuando em mais 12 linhas
O prefeito de Rio branco, Tião Bocalom, do Progressistas, assinou pela segunda vez mais um contrato emergencial para o sistema de transporte público. Com isso, a empresa Ricco Transporte e Turismo Ltda irá assumir as 12 linhas da empresa São Judas Tadeu, que são os itinerários considerados deficitários.
Através dessa contratação, a RBTrans encerra com a intervenção no sistema. Vale salientar, que a Ricco está desde domingo (01) com 100% do sistema sob sua responsabilidade. Dessa forma, as novas linhas dessa empresa são:
- Mocinha Magalhães;
- Fundacre;
- Calafate;
- Esperança;
- Jequitibá;
- Cidade do povo;
- Universitáro;
- Tucumã;
- Custódio Freire;
- Ifac Universidades;
- Ufac Rodoviária;
- Sobral.
De acordo com a prefeitura, o segundo contrato emergencial é necessário, pois assim irá acabar com os atrasos e a falta de veículos nas linhas São Judas Tadeu. Além disso, a prefeitura era quem vinha pagando os salários dos motoristas, deixando de lado a intervenção. A administração vai se dedicar a preparar a licitação para a contratação da empresa que assumirá o sistema.
“Vamos agora declarar caducidade nos contratos antigos e em seguida a gente vai lançar a licitação. É claro que tudo isso é um impasse. Isso de acordo com a orientação da nossa Procuradoria Geral do Município”, afirmou Bocalom.
Os contratos emergenciais tem duração de seis meses, até o fim do prazo, a prefeitura espera ter concluída a licitação. Atualmente com o retorno das aulas, a média diária de usuários do sistema é de 40 mil passageiros, e há dois meses esses dados estavam em 18 mil.
Portanto, com o crescimento no movimento, a prefeitura espera chamar a atenção de outra empresas para participarem da concorrência. A Ricco já anunciou que é uma candidata.
“A referência que a gente tem pra vim pra cá, é nos antigo números, e por surpresa a nossa isso vem acontecendo. Nós começamos a transportar algo em torno de 18 mill a 19 mil passageiros dia. No atual momento, estamos com 40 mil”, afirmou o empresário da empresa Ricco, Emerson Nascimento.
Durante o anúncio do segundo contrato emergencial a empresa Ricco informou que deve chegar nos próximos dias, mais de 20 ônibus que ficarão como reserva, e todos os funcionários contratados são das empresas que abandonaram o sistema.
Com informações de Adailson Oliveira para TV GAZETA