Começam os momentos decisivos para Botafogo e Fluminense no Campeonato Carioca. Nesta segunda-feira (21), às 20h, no Estádio Nilton Santos, também conhecido como Engenhão, os rivais fazem o primeiro Clássico Vovô, válido pelas semifinais da competição, e chegam com realidades bem diferentes à reta final.
De um lado, o Botafogo conseguiu avançar às semifinais depois de três anos longe da disputa — a última vez foi em 2018, quando o Alvinegro se sagrou campeão estadual em partida contra o Vasco. Com um time ainda em formação para o Brasileirão, o favoritismo está longe, mas a equipe comandada pelo interino Lúcio Flávio quer fazer valer a máxima sobre igualdade em clássicos.
Classificado na quarta colocação da Taça Guanabara, o Glorioso chega desfalcado do goleiro Gatito Fernández, que estará à disposição da seleção paraguaia. Enquanto isso, Philipe Sampaio, o primeiro reforço da era John Textor, foi regularizado e pode ser relacionado para o confronto. Outrora dúvida, Matheus Nascimento vai a campo pelo primeiro jogo da semifinal.
O Fluminense, por sua vez, viu na última quarta-feira a quebra de 13 jogos com vitórias consecutivas ao ser eliminado pelo Olimpia (Paraguai) na terceira fase da Libertadores da América. O elenco foi recebido no Rio de Janeiro sob protestos violentos e fortes cobranças por resultados do bom time montado.
Ainda assim, o Tricolor das Laranjeiras chega carregando o título incontestável da Taça Guanabara e com status de favorito no confronto. Na fase classificatória, o time de Abel Braga venceu de virada o Botafogo pelo placar de 2 a 1 e quer repetir o feito para pôr uma mão na vaga para a grande final — o Flu tem a vantagem do empate na soma do placar agregado por ter melhor campanha.
O segundo jogo entre os times está marcado para o próximo domingo (27), no Maracanã. Quem passar vai encarar o atual tricampeão Flamengo, que eliminou o Vasco na outra semifinal.
FICHA TÉCNICA
Botafogo X Fluminense
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: segunda-feira (21/3), às 20h
Árbitro: Grazziani Maciel Rocha
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Jonathan Silva; Kayque, Barreto, Raí e Chay; Luiz Fernando e Matheus Nascimento. Técnico: Lúcio Flávio
FLUMINENSE: Fábio; Calegari, Nino, David Braz e Cris Silva; Felipe Melo, André, Martinelli e Jhon Arias; Luiz Henrique e Germán Cano. Técnico: Abel Braga