Segundo ele, o aumento no número de vereadores, se vetado pelo prefeito, ainda assim será sancionado pela Câmara
O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, N. Lima, informou durante edição do programa Gazeta Entrevista desta sexta-feira (30), que o número de vereadores da capital já deveria ter aumentado há 12 anos.
“Já era para ter aumentado o número de vereadores da nossa capital há 12 anos. Hoje era para ter 24 vereadores, a proposta que a gente fez é de 21 vereadores”, disse N. Lima.
Segundo ele, o aumento no número de vereadores, se vetado pelo prefeito, ainda assim será sancionado pela Câmara. “Se ele vetar, a gente sanciona. Se entrar no Ministério Público, ele (ministério) vai ver a legalidade”, frisou.
Ele ressaltou que o aumento de vereadores não vai criar mais despesas para a Câmara, pois como o repasse continua o mesmo, apenas o “bolo” vai ter mais “fatias”.
De acordo com as regras constitucionais, cidades entre 300 mil e 450 mil habitantes podem ter até 23 vereadores. E o município de Rio Branco está bem abaixo, com 17 parlamentares. A nova sede da Câmara na capital estará equipada com os gabinetes prontos para as novas vagas