A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (3), para debater as adaptações necessárias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e em outros exames educacionais, visando atender às demandas específicas de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sessão, marcada para as 10h (horário de Brasília) e 8h (horário do Acre), será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Câmara.
A pauta ganhou destaque após o apelo do jovem acreano Davi Pereira, um estudante com TEA, que usou as redes sociais para pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Ministério da Educação mudanças nos formatos das provas. O vídeo de Davi viralizou, chamando a atenção da deputada federal Socorro Neri (PP-AC), que não apenas abraçou a causa, mas também apresentou um projeto de lei que propõe adaptações em exames educacionais, provas de certificação profissional e concursos públicos para pessoas com TEA.
Em resposta à mobilização, Socorro Neri reuniu-se com Rubens Campos, representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e com o ministro da Educação, Camilo Santana. Durante o encontro, ambos se comprometeram a avançar no desenvolvimento de provas mais inclusivas.
A audiência pública será uma oportunidade para especialistas, representantes da sociedade civil e familiares de pessoas com TEA apresentarem sugestões e discutirem as melhores práticas para a inclusão. A participação popular é incentivada, e os interessados podem acompanhar a transmissão e enviar contribuições pela plataforma da Câmara.