A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) lançou nesta terça-feira (19), às 8h, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Todas as Mulheres e Meninas”. O evento ocorreu em frente à sede da Prefeitura de Rio Branco, no Centro, marcando o início de uma ampla mobilização social para combater diferentes formas de violência de gênero na capital acreana.
A campanha tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir, enfrentar e denunciar casos de violência contra mulheres e meninas. Além disso, busca ampliar os debates sobre o tema, educar a sociedade para promover uma cultura de respeito e igualdade, e divulgar os canais de denúncia disponíveis. Segundo a SASDH, o esforço coletivo é essencial para transformar o cenário de violência e promover a reeducação social.
As ações serão desenvolvidas em diferentes pontos da cidade, incluindo escolas, unidades de saúde, CRAS, praças e mercados. Entre as atividades previstas estão palestras, rodas de conversa, oficinas, cursos profissionalizantes e a distribuição de materiais informativos. Para incentivar o bem-estar físico e emocional, haverá aulões de dança promovidos pela Academia de Saúde. Um momento especial será o Dia de Beleza, dedicado às mulheres atendidas pela Casa Rosa Mulher e pela Rede de Proteção. A campanha também pretende envolver os homens, chamando-os a participar ativamente como aliados na luta contra a violência.
O trabalho nas escolas terá destaque, com palestras e ações educativas voltadas aos estudantes e professores das redes estadual e municipal. A intenção é sensibilizar desde cedo para que valores como respeito e igualdade sejam enraizados nas futuras gerações.
Durante o lançamento, a equipe da SASDH reforçou que a campanha é um chamado à responsabilidade coletiva. “Queremos sensibilizar a população de que todos nós temos um papel no enfrentamento dessas violências. Precisamos educar nossas crianças para que não reproduzam comportamentos abusivos e, ao mesmo tempo, nos reeducar como sociedade”, destacaram.
A expectativa é que a campanha mobilize um grande número de pessoas em Rio Branco, engajando a sociedade como um todo e mostrando que é possível, construir uma cidade mais justa e segura para mulheres e meninas.




