A campanha de vacinação contra a gripe, que está em andamento desde o dia 13 de novembro, foi prorrogada até o dia 29 de fevereiro de 2024. A decisão publicada em uma portaria através do Ministério da Saúde (MS) se deve à grande circulação viral e demais casos de influenza.
Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já havia prorrogado a campanha até o dia 31 de dezembro, que inclusive, também ofertava a vacina contra a Covid-19. Com a alteração no calendário de vacinação, a Prefeitura resolveu escolher a Praça da Revolução para realizar a campanha, devido à grande movimentação por conta da decoração e também festas de fim de ano.
Vale ressaltar que o Governo Federal disponibilizou 7 milhões de doses da influenza trivalente para os afetados da região norte do país, que visa alcançar 6 milhões de pessoas. Ainda assim, apenas 800 mil doses foram aplicadas, o que preocupa a secretaria municipal de saúde, como conta a diretora de vigilância, Carolina Sabino:
“Nossa preocupação é com o grupo prioritário, que são gestantes, idosos e crianças, que são os perfis mais imunocomprometidos. O imunizante está disponível para quem está procurando”, diz diretora
A campanha de vacinação está acontecendo na Praça da Revolução, localizada no centro da capital.
Matéria feita em vídeo pelo repórter Marilson Maia para a TV Gazeta