Para ampliar a acessibilidade na etapa prática do Concurso da Educação, o governo do Acre anunciou a inclusão do sub item 11.18 ao edital do certame. A medida é garante que candidatos sem acesso a equipamentos ou infraestrutura tecnológica possam gravar suas videoaulas em locais disponibilizados pelo Estado.
De acordo com o secretário adjunto de Estado de Educação, Reginaldo Prates, o objetivo é assegurar igualdade de condições no concurso. “A secretaria disponibilizará para cada candidato de todos os municípios, um espaço. Esse espaço vai estar equipado com um notebook, com câmera e todo o equipamento tecnológico para fazer a transmissão”, ressaltou.
O agendamento já está disponível até o dia 26 de março, enquanto as gravações poderão ser realizadas até 17 de abril, conforme cronograma oficial do concurso. “Conforme o edital, vai estar sendo realizado esses agendamentos na plataforma. O horário será o horário de atendimento da Secretaria, vamos ter servidores que verificarão se aquele candidato é o que efetivamente fez o agendamento, porque nenhum candidato pode ir direto ao local, que será disponibilizado para fazer essa gravação. Ele tem que fazer o agendamento pela plataforma antes conforme o edital”, disse o secretário.
A iniciativa do governo busca garantir equidade entre os concorrentes, permitindo que todos os candidatos tenham a oportunidade de cumprir a exigência da prova prática. O secretário destaca ainda que, em hipótese alguma, nenhum servidor da Secretaria de Educação irá auxiliar os candidatos na gravação dos vídeos, e isso, segundo ele, garante mais isonomia no processo seletivo.
“Na realidade, esse servidor vai estar lá só para fazer a conferência que realmente fez o adiantamento, mas em nenhuma hipótese, esses nossos servidores, eles vão auxiliar o candidato na realização da videoaula. O candidato pode levar uma pessoa para auxiliar sem problema nenhum, desde que não tenha relação direta com a Secretaria de Educação”, concluiu.
Mais de 52 mil pessoas se inscreveram no concurso, das quais 9 mil para o cargo de professor, disputando as 2.500 vagas, fora as outras 500, totalizando 3 mil vagas, considerado o maior concurso para a educação na história do Acre.
Com informações do repórter Marilson Maia para TV Gazeta