Dez pessoas, ficaram feridas em um acidente de trânsito entre um carro e uma moto, no final da tarde deste domingo (16) na rodovia AC-10, conhecida como Estrada de Porto Acre, que liga Rio Branco ao município. Dentre os feridos, uma criança ficou em estado grave.
Segundo informações da Polícia Militar do Acre (PM-AC), o carro era um Fiat Uno e estava lotado com oito pessoas e em uma velocidade consideravelmente alta em direção a Porto Acre, quando perdeu o controle, invadiu a pista contrária e colidiu com uma motocicleta com duas mulheres que foram arremessadas por cerca de 10 metros.
No carro, além de adultos, existiam crianças e adolescentes com ênfase para o caso mais grave que ficou com uma criança de 8 anos identificada como Carlos Eduardo Vieira, que sofreu um traumatismo craniano gravíssimo e foi encaminhado diretamente para o Pronto-Socorro da capital (PS) para seguir com os cuidados necessários. A médica que atendeu Vieira, a doutora Débora Rodrigue, relata que:
‘’Quando nós chegamos no local, primeiramente foi feita uma análise da situação para elencar os pacientes mais graves, essa criança estava entre eles e daí, ao examiná-la a gente notou que ela tinha sinais de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) grave. A criança foi estabilizada, intubada, conduzida sem intercorrência e entregue aos cuidados da emergência pediátrica do Pronto Socorro”, diz a médica.
Além deste menino, uma das mulheres que estava na moto, identificada como Maira Martins da Silva, de 45 anos, teve uma fratura exposta no fêmur esquerdo, com isso, vai precisar passar por uma amputação, o médico que a atendeu.
“No momento da chegada, ela estava meio lúcida, desorientada, mas lembrava de todo acontecido, era uma das passageiras da moto, e com possíveis fraturas nos membros inferiores, no joelho e região do fêmur. ”, acrescenta o paramédico Jonathas Santiago.
No local, foram acionadas quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas delas de suporte avançado. Além da emergência e da PM, um guincho também foi acionado para levar a moto e o carro que estava completamente destruído.
O motorista do carro fugiu do local e até o momento não foi encontrado e embora se trate de um acidente, a polícia segue com as investigações para descobrir as reais causas que levaram a essa tragédia, pois a atitude de fuga do motorista é suspeita, tendo em vista que quase não há penalidades severas para acidentes de trânsito, desde que não haja irregularidades.
Além disso, cabe lembrar do descaso que essa rodovia sofre, pois não há sinalização, não há acostamento, não há fiscalização e a estrada está cheia de buracos. Com isso, ela se torna cada vez mais perigosa, principalmente aos finais de semana que é mais movimentada, pois é uma via de acesso para vários lugares inclusive balneários.
É valido ressaltar, que grande parte dos acidentes como esse acontecem principalmente pela falta de imprudência das pessoas. Esse caso em destaque é um exemplo disso, pois era um carro com capacidade máxima para cinco pessoas estava comportando oito pessoas. É preciso ter cuidado, pois pequenas imprudências podem causar grandes tragédias.