Os casos de dengue no Acre aumentaram cerca de 359,7% nas primeiras nove semanas de 2024, em relação os mesmo período do ano passado, segundo o Boletim Epidemiológico Semanal das Arboviroses disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), nesta terça-feira (5).
As primeiras noves semanas de 2024 representam os dois primeiros meses do ano. Do dia 1 de janeiro até 29 de fevereiro, 1.174 de dengue foram confirmados em 21 municípios do Estado. Além disso, são 6.510 casos prováveis, com uma incidência de 784,3 a cada 100.000 habitantes.

Chikungunya
Além do aumento nos casos de dengue, 11 municípios do Acre registraram notificações da doença nos primeiros dos meses do ano. Ao todo, foram 42 casos confirmados e 86 casos prováveis. Em relação ao mesmo período de 2023, ouve um crescimento de 975%.
Zika Vírus
Tratando sobre o Zika Vírus, o aumento foi de 300% em relação às sete primeiras semanas de 2023, com três casos confirmados e 40 casos prováveis. A incidência foi de 4,3 por 100 mil habitantes.
Mayaro e Oropouche
As doenças Mayaro e Oropouche também foram inclusas na contabilização de casos da Sesacre. Apesar de não haver uma comparação com o mesmo período do ano passado, pois, até então, não haviam casos no Acre, o órgão viu necessidade de alertar sobre as novas arboviroses.
Nas nove primeiras semanas de 2024, foram confirmados 7 e 217 casos de, respectivamente, Mayaro e Oropouche. Em relação à Mayaro, são quatro municípios com casos confirmados e 111 amostras testadas. Já Oropouche totaliza 16 municípios com confirmação e 505 testes.
Emergência em Saúde Pública
A Prefeitura de Rio Branco nesta terça-feira (05), por meio do Diário Oficial do Estado, declarou Situação de Emergência em Saúde Pública em virtude do aumento do volume das chuvas, elevação do nível dos rios da região e represamento dos Igarapés e córregos, que provocaram alagações em bairros e ruas da zona urbana e rural da cidade.
Além de Rio Branco, mais quatro municípios decretaram emergência em Saúde Pública, sendo esses Feijó, Porto Walter, Plácido de Castro e Porto Acre.
https://nk7-testes.com.br/rio-branco-e-mais-quatro-municipios-do-acre-decretaram-situacao-de-emergencia-na-saude-publica-entenda/