Por Inayme Lobo para o Agazeta.net
Apesar de ocorrer nesta terça-feira,07, a paralisação dos professores da Universidade Federal do Acre (Ufac), às aulas irão acontecer normalmente no campus. Segundo a professora e presidente da Associação dos Docentes Federal do Acre (ADufac), Letícia Mamed, os professores não serão impedidos de darem aulas.
“Nossa paralisação não vai impedir ninguém de dar aula, nós trabalhamos com o incentivo da paralização, tentando convencer os professores a aderir o movimento”, diz Mamed.
A paralisação nacional é liderada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos e Federais (FONASEFE), em busca da garantia de direitos e recomposição salarial aos servidores públicos e federais. Além disso, estão envolvidos cerca de 500 professores e 1.000 mil técnicos, entre o campus Floresta e Rio Branco.
As ações em busca de melhorias na segurança investimentos e salario estão planejadas para seguir até o fim do ano. Segundo o ato, desde março deste ano, o Fórum de Entidades Sindicais está em negociação com o Governo Federal.
Devido a não obrigatoriedade para participar dos atos, existe um trabalho de conscientização para a paralização, com a distribuição de panfletos informativos a respeito das reinvindicações dos professores e técnicos.
“Não vamos fechar os portões, trabalhamos na perspectiva do conhecimento e do esclarecimento, o ato é para conscientizar e apresentar o trabalho de modernização, a reitoria vai abonar o ponto dos técnicos, segundo o nosso mapeamento foi da ordem de 40%”, conclui a presidente da ADUfac.
Segundo o técnico Charles Brasil, a paralisação dos professores será somente dia nesta terça-feira, mas para os técnicos que aderiram o movimento, será até está quarta-feira,8.