O prefeito de Rio Branco, e pré candidato a reeleição Tião bocalom (PL), faz nesta segunda-feira (22), a convenção partidária para oficializar a candidatura a prefeito e a vice-prefeito com Alysson Bestene (PP). O evento, também apresentará as chapas de vereadores das agremiações e acontecerá no Sesc Bosque, em Rio Branco.
Todos os quatro pré-candidatos na disputa pela Prefeitura de Rio Branco já anunciaram a data dos seus eventos. O período que se estende até o dia 5 de agosto é crucial para a definição das candidaturas que disputarão as próximas eleições. Nas convenções, os partidos formalizam suas coligações e escolhem oficialmente os candidatos que concorrerão a cargos eletivos.
A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) Rosana Magalhães, reforça a atenção para o período e esclarece algumas possíveis dúvidas: “Os partidos já devem estar se organizando para iniciar as convenções que vão definir os candidatos aos dois cargos, prefeito e vereadores, e encaminhar o registro da forma regulamentar para o TRE e fazer o registro dos candidatos, lembrando que essa convenção, deve ser feita até no máximo 5 de agosto”, diz.
Além disso, Magalhães enfatiza que legislação ainda disponibiliza até o dia 15 do mesmo mês para registro das candidaturas: “O partido tem até o dia 15 para mandar o registro do candidato, que é o documento da regularidade dos atos partidários, o DRAP, e o registro dos candidatos provavelmente dito que é a lista dos candidatos com toda a documentação necessária para que haja o registro e o processo de deferimento das candidaturas. O partido, não tem como fazer convenção fora desse prazo, esse é um prazo nacional, até o dia 5 de agosto”, ressalta.
Este ano, 24 mil eleitores a mais estão aptos a votar em todo o estado do Acre. O aumento foi de quase 4% comparado com a última eleição e a maioria dos eleitores são pessoas jovens.
A diretora-geral do TRE-AC Magalhães, diz ainda que esse porcentual já era previsível, pois o aumento de jovens participando e votando nas eleições foi significativo: “É um percentual já esperado, entre 4 e 8% e tivemos um aumento expressivo de jovens. E o eleitorado, então, está em 612.448 mil eleitores, que irão votar, que estão aptos, porque temos um percentual de abstenção que varia aí entre entre 15% até 20%. Então, aptos a votar são esse eleitorado de 612 mil.”, finaliza.
Data das convenções
No dia 26 de julho, no Ginásio do SESC, os dez partidos que compõe a aliança de Marcus Alexandre e Marfisa Galvão realizam a convenção partidária que oficializará a chapa.
Já no dia 30 de julho, no Gran Reserva, a partir das 18h, acontece a convenção da chapa puro-sangue do NOVO, encabeçada pelo deputado estadual Emerson Jarude. É esperado que no evento, Jarude também anuncie a chapa de vereadores do partido e candidato a vice-prefeito, guardado a sete chaves.
Outra chapa que será oficializada em convenção partidária é a do PSB, que tem o ex-deputado Jenilson Leite como pré-candidato. Ele será o último a realizar a convenção, no dia 02 de agosto, no Hotel Gran Lumni, com horário a ser definido.
Com informações do repórter Marilson Maia para TV Gazeta