Para quem gosta de uma mistura de terror com suspense, sem aqueles vampiros brilhantes dos filmes convencionais, Drácula: a última viagem de Demeter é perfeito do início ao fim. O filme se passa quase inteiramente em um navio de madeira chamado Demeter, com uma pequena tripulação composta por alguns homens, uma criança e uma mulher. Eles são responsáveis por transportar uma carga valiosa, o que significa que o pagamento para esse trabalho seria maior do que o convencional. Os homens estavam animados com isso, mas não esperavam que essa carga fosse nada mais, nada menos do que Drácula, tornando essa viagem inesquecível.
Começando pelo visual de Drácula, que é um dos melhores já apresentados no cinema e faz jus à reputação do personagem, que é mundialmente conhecido. Ele não é um vampiro com o qual qualquer mulher gostaria de se apaixonar. Ele é tenebroso, visceral e deseja se alimentar a todo custo. Pouco é mostrado de sua humanidade, se é que existe alguma naquela criatura, mas sua aparência azul escura, com pele apodrecida, assim como a de um morcego, ajuda a tornar o ambiente mais aterrorizante. Ele é o grande espetáculo do filme.
Os personagens secundários que estão no navio são interessantes em sua maioria e desempenham um bom papel ao longo do filme. Mas é interessante observar a dinâmica deles ao não acreditar na existência desse ser e, em seguida, procurar em todos os lugares onde o vampiro estava e não encontrá-lo.
Além disso, não há clichês desnecessários neste filme, pois nem mesmo os animais são poupados. Drácula se alimenta de tudo e de todos, comprovando que não há nenhuma humanidade nele. Até mesmo a criança é atacada, mas o desfecho da história desse menino, deixo para os mais curiosos que forem assistir a esse filme.
Em nenhum momento a história fica morna, na verdade, ela fica cada vez mais interessante. Ao mesmo tempo em que existe a ameaça de Drácula, há conflitos internos entre os tripulantes. Alguns deles foram infectados e se tornaram vampiros, protagonizando cenas de terror maravilhosas.
Por fim, o final também não decepciona e o é esperado para esse tipo de filme. Para mim, o final deixa claro talvez um pingo de humanidade ao vampiro, pois mostra ele brincando intencionalmente com sua presa, deixando um gancho para uma possível continuação. Portanto, é um ótimo filme de terror e suspense que cumpre o que promete.