O volume intenso de chuva registrado em Rio Branco nesta sexta-feira (26) entrou para a série de eventos extremos já observados no município. Em apenas 24 horas, foram contabilizados 170 milímetros de precipitação, um acumulado nunca visto antes para o mês de dezembro, segundo a Defesa Civil Municipal.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, uma situação semelhante só foi registrada em 2023, quando o município teve um acumulado de 187 milímetros de chuva em um único dia. “É uma situação nunca vista no mês de dezembro em Rio Branco”, destacou o coronel.
Bairros afetados
As chuvas intensas provocaram impactos simultâneos em diversos pontos da capital acreana, com bairros alagados, famílias afetadas e dificuldades de deslocamento entre regiões distantes da cidade. Segundo a Defesa Civil, equipes seguem em atendimento, monitoramento e levantamento de danos em áreas atingidas.
“A gente pede a colaboração da população, para que a medida do necessário, faça seu paliativo, faça sua ação para proteger o seu patrimônio material, mas acima de tudo, a sua segurança pessoal”, diz o coronel.
O reflexo direto do grande volume de chuva também foi observado no nível do Rio Acre, que apresentou elevação rápida ao longo do dia. Conforme boletim divulgado nesta sexta-feira, o rio marcou 13,73 metros às 5h26, subiu para 14 metros às 9h e ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 14 metros, ao meio-dia.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido superada nas primeiras horas do dia, acendendo o sinal de atenção para a possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas.
A Defesa Civil reforça que segue em regime de plantão, acompanhando a situação hidrológica e meteorológica da capital, e orienta a população a permanecer atenta aos comunicados oficiais, especialmente moradores de áreas consideradas de risco.
Confira o boletim completo
BOLETIM DEFESA CIVIL DE RIO BRANCO
Nível do Rio Acre no dia 27 de dezembro de 2025
– Às 05h,26m – 13,73
– Às 09hs. – 14,00
– Às 12hs. – 14,14
– Às 15hs. – 14,30
Chuva: 00,00mm/24h
Cota de Alerta: 13,50m
Cota de transbordo: 14,00m



