O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (05), divulgou três exonerações em cargos públicos municipais. Sheila Andrade Vieira, do cargo de Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Cláudio Falcão de Souza, do cargo de Coordenador Municipal da Defesa Civil (Comdec), Joabe Lira de Queiroz, do cargo de Secretário Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).
Essas exonerações já estavam programadas para acontecer, tendo em vista que, o prazo para desincompatibilizar dos cargos para concorrer nessas eleições é até essa sexta-feira (05). Os três exonerados pretendem continuar com o apoio a Bocalom e devem disputar cargos na Câmara de Vereadores de Rio Branco.
Além disso, eles provavelmente devem se filiar ao PL, partido de Bocalom. Em entrevista, Tião Bocalom destacou que o PL tem sido bastante procurado por vereadores de Rio Branco em busca da reeleição. No entanto, a sigla enfrenta um problema de excesso de interessados, já que o partido pode ter até quatro vagas na câmara, enquanto seis vereadores demonstraram interesse em se filiar ao PL.
“O PL vai ser um dos partidos mais fortes nessa eleição, principalmente depois da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Nós temos reuniões ao longo desta semana, a gente está decidindo, na realidade, quais os partidos a gente tem certeza que vai estar junto com a gente, porque até o dia 05 tem que saber quem são os partidos para saber onde vão cada um dos candidatos”, esclarece o prefeito.
Entre os vereadores, João Marcus Luz (PL) e Raimundo Neném (PSB) já se filiaram no ano passado, e o movimento de migração de partidos pode deixar outras legendas desfalcadas na Câmara, como PSB, PDT e PSDB, que correm o risco de perder os representantes.