Portanto, os números de casos da covi-19 terá uma quantidade maior devido aos dias que ficou sem reagentes
Após o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ficar sem reagentes para realização do exame para covid-19 desde do 1º de fevereiro, o Ministério da Saúde enviou (MS) mais de 9,9 mil na manhã desta terça-feira (08). Os insumos eram para ter chegado na última sexta-feira (04), mas devido ao atraso, só foi possível chegar nessa segunda previsão.
Dessa forma, devido a demora na chegada dos reagentes, não foi possível o Lacen cumprir o prazo de liberar os resultados em até 48 horas, e com isso acarretou nos atrasos dos resultados do exame da covid-19. Contudo, segundo a gerente do Lacen, Janaina Mazaro, após a validação do lote, as análises dos 1.171exames que faltam começaram a ser realizadas.
Portanto, os números de casos da covi-19 terá uma quantidade maior devido aos dias que ficou sem reagentes. “Conforme o Lacen for liberando esses exames que estavam represados, o número de aumentos vai acontecer, contudo as notificações são feitas no dia da coleta, então vai dar aquele grande aumento no quantitativo que normalmente é falado tanto de exames que é liberado naquele dia, e não qual dia corresponde a coleta”, concluiu Janaina.