As obras de recuperação da Ponte Metálica Juscelino Kubitschek, no centro de Rio Branco, iniciaram neste mês de novembro. Os equipamentos para suspender a estrutura já estão em processo de instalação e a estimativa é de que a reforma seja entregue no início de 2024.
A ponte está interditada desde o dia 22 de julho, após laudo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), no qual foi apontado necessidade de revitalização.
Quase dois meses depois, em setembro, foi assinado um contrato com a Procec Engenharia SA, uma empresa de construção especializada em pontes. O valor do contrato é de R$ 2.600.000,00. No dia 26 de setembro a empresa começou com as intervenções.
Os andaimes já estão em processo de instalação junto dos cilindros hidráulicos que são responsáveis pelo içamento da estrutura da ponte. Esses equipamentos pesam cerca de 85 kg e podem suportar até 120 toneladas. Com a estrutura levantada, serão trocados 12 suportes de sustentação.
O presidente do Deracre justifica a demora e explica que os processos burocráticos foram um dos principais motivos para que a obra só começasse agora, mas que nesse momento está tudo nos conformes para que a revitalização continue. Além disso, ele enfatiza que não é uma ponte nova e sim uma reforma, e que outras partes da ponte serão revitalizadas em 2024.
“Essa ponte é tombada, tem o processo junto a parte do IFAN, da Fundação, do Patrimônio Histórico. Então, a gente trabalha com cuidado. Os processos de trametes estão todos certos para realizar esse tratamento da ponte. Depois, em 2024, aí sim a gente vai trabalhar na parte superior da ponte, que é pintar ela toda, lixar, dar um acabamento melhor”, destaca.