A energia elétrica no Estado do Acre deve ficar mais cara a partir de 13 de dezembro. O aumento previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de cerca de 20,07% em média. Em torno de 285 mil unidades consumidoras da empresa Energisa no Acre vão ser afetadas.
Dentre as justificativas para o reajuste, está os investimentos da empresa Energisa na melhoria do stsema do Estado. De acordo com o presidente do Conselho de Consumidores do setor no Acre, Ivan de Carvalho, a concessionária investiu mais de R$ 2 bilhões no últimos anos.
“Quando você exige uma energia de qualidade, ela vai ficar cara. É igual equipamento. Se você ver um equipamento mais barato, a durabilidade dele é menor”, afirma Carvalho.
Com base na tabela da Aneel, o reajuste será de até 27,31% para os consumidores de alta tensão (indústrias), 20,86% para os de baixa tensão (trifásico/bifásico) e de 20,55% para consumidores monofásicos.
Além do investimento citado, o presidente do conselho acrescenta outro dado que ajuda a compreender o aumento: o déficit no setor que ultrapassa os R$ 330 bilhões em todo o país. Ivan de Carvalho aproveita para dizer que os parlamentares, deputados estaduais e federais, que deveriam buscar soluções, ficam de braços cruzados.
“Infelizmente o que a gente vê é que as pessoas não estão se envolvendo. Quem são as pessoas? Os nossos parlamentares. Percebemos que são tantas comissões, mas os camaradas parecem que não conhecem do assunto”, declara.
Com informações do repórter Marcio Souza para a TV Gazeta



