Os fiéis católicos de Rio Branco celebram, no feriado desta quinta-feira (30), a solenidade de Corpus Christi, data litúrgica da Igreja Católica dedicada ao sacramento da Eucaristia e comemorada 60 dias após a Quinta-feira Santa, com uma programação que inclui missa e procissão.
A solenidade principal tem início às 17h, com a Santa missa, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, celebrada pelo bispo Dom Joaquín Pertíñez Fernández, com todas as comunidades presentes. Após a celebração, os fiéis se reúnem para iniciar a grande procissão pelas principais ruas do Centro da cidade.

“Celebraremos a missa solene, às 17h, presidida pelo bispo da nossa Diocese, com todas as comunidades presentes. Logo depois, terá início a grande procissão de Corpus Christi pelas principais ruas do Centro. Ao longo do trajeto, vai ter altares. Cada altar você para, vai fazer bênção sobre a cidade. E o encerramento vai ser no estacionamento da Catedral, com bênção sobre todos os fiéis”, diz o padre Manoel de Jesus, reitor da Catedral.
Além da missa e da procissão, a Diocese de Rio Branco também promove a confecção dos tapetes e artes feitas com pó de madeira pelos quais os presentes passarão durante a procissão. As decorações feitas em serragem estarão dispostas ao longo da entrada da Catedral.

“Esse trabalho é feito desde a coleta do pó de cerragem, a secagem, o peneirar e o tingir com as cores específicas. É um trabalho que já começou há bastante tempo. Eles serão exclusivos para o momento da bênção fina. Aqueles que vamos passar por cima, serão os de TNT. Todas as imagens são bíblicas”, conta o padre.
“O motivo é pedagógico. Nossos olhos contemplando essas imagens, nós sejamos elevados ao que elas representam, que é Deus que passou por este mundo e que continua a passar. Corpus Christi é a celebração da humildade.”
Com informações da repórter Rose Lima para a TV Gazeta