O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) quer iniciar o corte no fornecimento de água para os clientes que estão com os pagamentos atrasados. A medida é devido a uma dívida acumulada em R$ 50 milhões. Com a falta de dinheiro para investimentos, a Prefeitura decidiu cobrar os débitos e abriu um canal de renegociação, com descontos de juros e multas, porém pouca gente procurou a autarquia.
Ao mesmo em que se fala em cortar a água de quem não paga conta, a Prefeitura de Rio Branco vai decretar situação de emergência devido a situação da seca no Acre. Tendo em vista que esse decreto é para evitar que as famílias fiquem sem abastecimento, pois como é que vai cortar a água em um período crítico do ano.
A vereadora Elzinha Mendonça (PSB) disse que vai buscar informações junto ao Saerb e a Defesa Civil sobre o corte da água, além do decreto em situação de emergência. Se confirmada a retirada do abastecimento das famílias a parlamentar promete buscar ajuda do Ministério Público do Acre (MP-AC).
“Se caso isso realmente acontecer, podemos entrar e iremos buscar no MPAC, para que fazer as investigações da situação e trazer uma solução para população de Rio Branco”, diz Mendonça.
A vereadora alega que o Saerb não pode cortar a água porque não oferece um serviço de qualidade, todos os dias falta água em alguma região ou bairro da cidade. Além disso, a parte alta é que mais sofre, pois os moradores passam vários dias sem o abastecimento. O Saerb tem hidrômetro em pouquíssimas casas e com tantos problemas, a autarquia não pode de uma hora para outra jogar decidir pelo corte da água.
“Como é que vai cortar água. Cortar algo que não existe”, acrescenta a parlamentar.
A assessoria do Saerb informou que a direção não vai falar sobre o assunto, como se isso não fosse importante para a população. A equipe de reportagem também procurou o Ministério Público do Acre (MP-AC), mas assim como outros temas de relevância para a cidade não foi possível falar com o promotor ou procurador responsável.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para TV Gazeta