Além desse grupo, os imunossuprimidos graves com laudos ou indicações médicas, também receberão a quarta dose
O Governo do Acre oferece pela primeira vez a aplicação da quarta dose para idosos neste sábado (19), por meio da ação de vacinação contra a covid-19, em Rio Branco, na Escola Cívico-Militar da Cidade do Povo. O horário da imunização, será a partir das 8 horas até ás 16 horas.
Além dos idosos, os imunossuprimidos graves com laudos ou indicações médicas de pacientes que estejam em tratamento de: Câncer, HIV, Transplante ou Hemodiálise, também receberão a quarta dose. Vale salientar, que os dois grupos precisam ter um intervalo de quatro meses da terceira dose para essa.
Apesar da quarta dose está liberada, a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Renata Quiles, afirma que o número de idosos que irão se vacinar, será baixo.
“A gente sabe que agora não vai encontrar tantos idosos nessa situação, até porque a terceira dose demorou para sair, e os idosos procuraram um pouco tarde a vacinação. Além disso, e a gente tem percebido que os óbitos voltaram acontecer na população idosa, e com isso lembramos que a proteção pela vacina cai ao longo do tempo”, afirmou Renata.
Ela também explicou que isso ocorre em outras vacinas. “A vacina de Tétano que a gente precisa de reforço, a vacina de Influenza, que precisamos tem que tomar todos os anos, porque a proteção diminui ao longo do tempo”, concluiu.
Saiba mais
Regras:
- 1° dose para crianças de 5 a 11 anos de idade acompanhado do responsável legal.
- 1° ou 2° dose para adolescentes de 12 a 17 acompanhado do responsável.
- 1°, 2° ou 3°dose acima de 18 anos.
- 4° dose para idosos pessoas com imunossupressão grave com laudo ou indicação médica de paciente que esteja em tratamento de: Câncer, HIV, Transplante ou Hemodiálise. Idosos 4 meses após a última dose.
Observações:
- Pessoas menores de 18 anos não podem tomar a 3° dose por enquanto.
- Para tomar a 3° dose tem que fazer 4 meses que tomou a 2° dose.
Com informações de Márcio Souza