Uma grande erosão surgiu na Travessa Campo Novo, no bairro Ayrton Senna em Rio Branco na manhã desta quinta-feira (04) em decorrência das fortes chuvas. A Defesa Civil esteve no local e começou os procedimentos de evacuação para proteger as famílias em situação de risco.
Moradores da região divulgaram diversas fotos e vídeos da imensidão do buraco. Em alguns registros, eles pedem que as autoridades tomem providência, pois o declínio cresce mais a cada dia, que dificulta a saída e a passagem de diversas pessoas das residências, ou seja, muita gente está isolada.
Com a crescente da Cratera, dois avisos de isolamentos sucumbiram, o da RBTrans e o da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) e ainda assim a situação tende a piorar, pois o estado está no ápice do período de chuva, com isso a Defesa Civil faz a população.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, o tenente e coronel Cláudio Falcão, a previsão para janeiro é de que as chuvas dobrem, ou seja, dos 280mm esperados, existe a possibilidade de chover o dobro disto. Caso isso aconteça, o risco de enchentes e enxurradas é iminente.
Pela alta possibilidade de chuvas desenfreadas, a Defesa Civil alerta a população para que tenham cuidado e atenção neste momento, pois a qualquer momento pode surgir uma nova cratera, desmoronamento e deslizamento, e esse tipo de fenômeno pode acontecer a qualquer momento.
Além disso, a estimativa para esta sexta-feira, segundo o último boletim da Defesa Civil feito esta manhã, é de que chova pelo menos 25mm. Contudo, até o momento, mesmo com as chuvas o nível do Rio Acre se mantém estável.
Confira as imagens:


