Foi lançada em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, uma grande operação de combate às queimadas urbanas e rurais, reunindo diversos órgãos públicos em uma força-tarefa voltada à prevenção, fiscalização e conscientização da população. A ação envolve o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Prefeitura Municipal.
A operação ocorre em um cenário de resultados positivos: segundo o Corpo de Bombeiros, houve redução de 70% nos focos de calor em relação ao mesmo período de 2024. Em Cruzeiro do Sul, a queda foi ainda maior, chegando a quase 80% de focos a menos, conforme dados de satélites.
“Cruzeiro do Sul se destaca como o município da regional com a maior redução”, afirma o Major Josadac Cavalcanti, comandante do Corpo de Bombeiros no Juruá. “A campanha visa exatamente fortalecer essa atividade preventiva, de conscientização, para evitar incêndios como os do ano passado.”
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza fiscalizações na zona urbana e encaminha as notificações ao IMAC, responsável pelas autuações. Na zona rural, a fiscalização já é feita diretamente pelo instituto estadual. Para o chefe do IMAC, Lacione Pedrosa, a população já foi amplamente informada sobre a ilegalidade e os riscos das queimadas. “Desde o inverno a gente vem pedindo à população, orientando, conscientizando. Já está claro que é crime ambiental”, diz Pedrosa.
Além da repressão às queimadas, a campanha tem forte caráter educativo. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) está ampliando ações em escolas, com apoio da Secretaria de Saúde, para reforçar que queimadas urbanas são também uma questão de saúde pública. “Quem leva esse resultado para casa é a comunidade escolar”, afirma secretária Edna Fonseca. “As crianças conscientizam os pais, e esse é um canal fundamental para mudar comportamentos”
As ações continuam nas próximas semanas e devem ser ampliadas, com mais fiscalizações, campanhas em rádios e mobilizações comunitárias.
Matéria em vídeo produzida pelo repórter Glédissom, para TV Gazeta.



