Estrelão lidera o returno e joga por um empate para ir à decisão do campeonato
Foto: Manoel Façanha.
No confronto que valia a liderança do returno o Atlético-AC saiu na frente, mas não segurou o Rio Branco-AC, que venceu de virada por 4 a 3 o duelo da segunda rodada do returno do Campeonato Acreano 2021, neste domingo (26), no estádio Florestão. Gabriel Ceará (3) e Wanderson marcaram para o Estrelão, enquanto Thomas, Digão e Daniego fizeram os gols do Galo Carijó.
O confronto começou equilibrado, com o Rio Branco-AC tomando a iniciativa das ações de ataque e o Atlético-AC jogando mais atrás e buscando os contra-ataques, mas também controlando bem o jogo com boas trocas de passes. Aos 9 minutos, Gabriel Ceará cometeu falta na entrada da área alvirrubra e Thomas bateu com perfeição no ângulo direito do goleiro Elvis, que foi na bola, mas não conseguiu evitar o primeiro gol do Galo. Após o gol, o Rio Branco intensificou a busca pelo empate, o que aconteceu aos 30 minutos. Falta cobrada pelo lado direito, Caíque desviou no meio do caminho e a bola passou por todo mundo e foi parar no pé de Gabriel Ceará que deixou tudo igual no clássico, 1 a 1.
Seis minutos depois veio do troco do time celeste, com uma boa trama de ataque que terminou com a conclusão de Montanha, obrigando Elvis a fazer uma importante defesa. Aos 38, Digão tabelou com Montanha na entrada da área e mandou para o fundo das redes do Estrelão, deixando o Galo mais uma vez em vantagem. Jogada do quarteto Daniego, Marcelo Pano, Montanha e Digão, funcionando bem no confronto. Com o jogo bem disputado as equipes foram para o intervalo com o carijó em na frente, 2 a 1.
No segundo tempo apenas o Estrelão voltou diferente, saiu Mamude para a entrada de Marcelo Araxá. O jogo seguiu com bastante equilíbrio, com o Rio Branco tentando ser um pouco mais agressivo, porém quem balançou as redes novamente foi o Carijó. Digão fez boa jogada pela esquerda invadiu a área e foi derrubado, penalidade máxima para o time celeste. Daniego bateu com propriedade, tirando Elvis até da foto, e marcou o terceiro do Carijó, aumentando a vantagem para 3 a 1.
Daí em diante começou a luta do Estrelão em busca do gol para encostar novamente no marcador. Na raça, a equipe de Marcelo Brás tentou não se abater com o resultado e partiu atrás da superação. Aos 11, Caique cobrou falta do lado esquerdo e Uberaba subiu no meio dos zagueiros cabeceando com força, mas Tião espalmou e na sobra Índio mandou uma bomba por sobre a meta atleticana. Um minuto depois veio o troco do Carijó. Marcelo recebeu lançamento em profundidade, dominou e bateu tentando surpreender o goleiro Elvis, a bola foi para fora.
Aos 15, em um lance despretensioso do ataque alvirrubro, a bola foi lançada na área e na disputa ela bateu na mão do atacante celeste Daniego, pênalti para o rio Branco, na interpretação da arbitragem. Wanderson bateu com violência no canto superior esquerdo sem dar a menor chance para o goleiro Tião, diminuindo para apenas um gol a diferença. A confiança do Estrelão aumentou e o Galo se abateu com o gol que levou. Aos 28, bola levantada na área, a defesa atleticana falhou e Gabriel Ceará subiu de cabeça e a bola passou no cantinho vencendo o arqueiro Tião. Tudo igual no clássico, 3 a 3, segundo gol do atacante na partida.
Aos 42, em uma jogada que teve apenas quatro toques e que começou nas mãos do goleiro Elvis, Caíque foi lançado e tocou para Gabriel Ceará, livre de marcação, apenas empurrar para o fundo das redes de Tião, decretando os números finais da virada no Florestão, foi o terceiro dele e o quarto da equipe alvirrubra. Para o delírio do presidente Neto Alencar e alguns convidados, devidamente autorizados pela Federação Acreana de Futebol (FFAC), que acompanharam a partida das arquibancadas do estádio.
Com o resultado o Rio Branco-AC chegou a seis pontos assumindo a liderança isolada do returno. Faltando apenas uma rodada para o final do segundo turno, basta que o Estrelão empate com o Galvez, na próxima quinta-feira (30), às 19h, no Florestão, para que seja campeão do segundo turno e faça a final do Acreanão 2021 contra o Humaitá. Já o Atlético terá que vencer o duelo da última rodada contra o Humaitá e torcer pelo tropeço do rival para conquistar o returno e se credenciar para a final do Campeonato Acreano.