Não é difícil de encontrar alguém reclamando de calor por esses dias em Rio Branco, e essas reclamações podem aumentar, segundo o coordenador de Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão, esta quarta-feira pode ser o dia mais quente do ano.
“Nós estamos enfrentando um aumento na temperatura nos últimos dias, e nesta quarta-feira,23, está previsto ser o dia mais quente em Rio Branco”, diz Falcão.
A publicação foi feita nas redes sociais do coordenador, ele também alertou para o cuidado na hidratação, evitar a exposição ao sol e umidificar o ambiente. “Pois mesmo na sombra os raios solares podem alcançar você”, conclui o coronel.
Para o professor de física da Universidade Federal do Acre (Ufac) e pesquisador do clima no ambiente amazônico, Alejandro Duarte, mesmo com a redução de queimadas ainda é comum este tipo de comportamento climático nesse período do ano.
“Todos sabemos que quando chega no verão amazônico temos secura e calor. É uma característica do clima da região, inclusive nos meses de agosto, setembro e outubro são de temperaturas máximas”, afirma o professor.
O médico infectologista, Jenilson Leite, faz algumas recomendações com dicas e cuidados que a população pode ter para evitar algumas doenças nessa época do ano.
“As recomendações são direcionadas sobretudo ao público mais vulnerável, que são as crianças e os idosos. É fundamental tomar muito líquido nesse período, evitar sair ao sol sem protetor solar para não ocasionar doenças de pele devido aos vírus e bactérias” finaliza o infectologista.