A evolução da situação relacionada à Estação de Tratamento de Água I (ETA I) levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco a recomendar a declaração de situação de emergência ao prefeito Tião Bocalom. A recomendação foi feita durante reunião nesta sexta-feira (28).
Com a decisão aceita pelo prefeito, as providências necessárias para oficializar o decreto estão em andamento. A assinatura do documento está prevista para segunda-feira (30), após a finalização dos pareceres técnicos pela Defesa Civil municipal.
A situação da ETA I, combinada com o aumento do nível do rio Acre, motiva a urgência em adotar medidas que minimizem os impactos à população. Segundo o boletim da Defesa Civil de Rio Branco, os níveis do rio Acre foram registrados nas seguintes marcações nesta manhã de 28 de dezembro:
- Às 06h: 11,15 metros
- Às 09h: 11,26 metros
- Às 12h: 11,34 metros
O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que os dados estão sendo monitorados de forma constante para garantir a segurança da população e embasar as ações necessárias.