A sessão desta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi marcada pela denúncia apresentada pelo deputado estadual Adailton Cruz sobre um possível processo de terceirização integral do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia.
Segundo o parlamentar, trabalhadores da unidade procuraram o seu gabinete para relatar que estaria em andamento um procedimento para entregar a gestão do hospital a uma empresa privada. “Nós recebemos a informação dos trabalhadores lá do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, de que está aberto um processo para terceirizar o hospital, entregar esse hospital para uma empresa que eventualmente ganhe esse processo, o que é preocupante”, afirma.
O deputado destacou ainda que, de acordo com os relatos, a intenção do governo em terceirizar a unidade remonta a 2023. O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac) já se manifestou contra a medida e pediu esclarecimentos oficiais à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Diante do cenário, Adailton protocolou requerimento pedindo informações à Sesacre sobre a existência do processo, eventuais estudos de viabilidade econômica e a situação dos servidores da unidade. “Eu sempre fui contra, não concordo, e em razão disso, até a pedido dos trabalhadores, eu estou fazendo um requerimento pedindo esclarecimento à secretaria se tem aberto esse processo, se esse processo tem o estudo de viabilidade econômica, quais serviços serão terceirizados, como ficará a situação dos trabalhadores do Hospital do Alto Acre”, diz.
A Sesacre ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
Com informações da repórter Arielly Casas, para a TV Gazeta.