‘Deserto Particular’, um drama romântico dirigido por Aly Muritiba, é um filme brasileiro lançado no dia 25 de novembro de 2021. O longa, de pouco mais de duas horas de duração, foi o candidato nacional a uma vaga no Oscar de Produção Internacional em 2022.
O filme inicia com Daniel, interpretado pelo ator Antonio Saboia, um policial militar de Curitiba que está afastado da corporação, por conta de um incidente. A vida de Daniel está turbulenta e ele está perdido. Apesar dos problemas, o policial é uma pessoa que se mostra amorosa e amável.
A principal maneira que Daniel utiliza como forma de consolo, é a troca de mensagens entre ele e uma mulher chamada Sara. Mulher essa que ele não conhece, que mora na Bahia, mas que, a cada dia, o apaixona mais. Após mandar uma fotografia íntima para Sara e pedir outra em troca, ela, de forma automática, para de responde-lo.
Em um determinado dia que sua vida dá mais uma reviravolta, Daniel pega o carro e dirige de Curitiba para a cidade de Sobradinho, no interior da Bahia, à procura de Sara. Procurou, porém, não achou.
De repente, o filme muda para que possamos acompanhar a história do ponto de vista de Sara. A medida que assistimos a história da personagem, conseguimos reenquadrar o que foi visto com o Daniel.
Ao conhecermos a “verdade” por trás de Sara, podemos compreender porque o filme, desde sua sinopse, promete ser inusitado. Bonito e sensível, o longa-metragem, apesar das questões reflexivas, está mais preocupado em contar uma história de amor.
A primeira exibição do filme aconteceu no Festival de Veneza de 2021, onde ganhou o prêmio do público. Além disso, venceu a categoria Melhor Roteiro Original no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. No Brasil, está disponível no catálogo da HBO Max.