Um detento identificado como Alcinei Cunha de Oliveira, conhecido como “Escorpião”, fugiu na noite de sábado (16) do pronto-socorro de Rio Branco após ser encaminhado para a ala psiquiátrica. Ele havia sido levado do presídio para atendimento médico quando conseguiu escapar, e agora está foragido do sistema prisional.
A fuga do detento gerou diferentes versões sobre como ele conseguiu deixar o hospital sem ser percebido. Uma testemunha, uma mulher que estava na ala psiquiátrica e preferiu não se identificar, afirmou que Alcinei estava sem algemas no momento da fuga, pois uma enfermeira teria solicitado ao policial penal que as retirasse para a realização de exames médicos.
Ainda segundo essa testemunha, Alcinei teria pedido ao policial para ir ao banheiro, mas foi informado de que precisava aguardar a troca de turno. O policial penal, então, saiu da sala e ficou no corredor, pois a presença de agentes armados não é permitida dentro da ala psiquiátrica.
A testemunha relatou que, nesse momento, Alcinei convenceu outro paciente psiquiátrico a trocar de roupa com ele. Ao vestir roupas comuns, sem o uniforme laranja de presidiário, ele teria saído tranquilamente pela porta, sem ser reconhecido.
Já o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) divulgou uma nota oficial no domingo (17), afirmando que Alcinei fugiu pela janela. Segundo o comunicado, os policiais penais que faziam a segurança do detento notaram sua ausência durante uma vistoria e verificaram que a estrutura da janela havia sido danificada.
Há incertezas sobre a localização exata da ala psiquiátrica dentro do pronto-socorro. Inicialmente, informações apontavam que ela ficava no segundo andar, mas depois foi confirmado que está localizada no primeiro andar. Isso levanta questionamentos sobre a versão da fuga pela janela. Enquanto as autoridades investigam o caso, Alcinei Cunha de Oliveira segue foragido, e buscas estão sendo realizadas para recapturá-lo.
Confira a Nota pública do Iapen na íntegra:
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa que foi identificada a fuga de um detento que estava na ala psiquiátrica do Pronto-Socorro de Rio Branco, na noite desse sábado, 15.
Alcinei Cunha de Oliveria, que foi levado ao Pronto-Socorro durante uma emergência, após atendimento, foi internado na ala psiquiátrica do hospital, onde não é permitido a permanência de policiais armados, que precisam ficar do lado de fora da ala, podendo entrar algumas vezes para vistoriar o preso.
Segundo os policiais penais de plantão, em uma das verificações, eles identificaram que o preso não estava no local, tendo se evadido pela janela, após danificar a estrutura.
A Polícia Penal e demais forças de segurança seguem realizando as buscas pelo foragido.
Com informações da repórter Rose Lima para TV Gazeta