O detento Vandré Lira de Melo, que havia fugido do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, foi recapturado na manhã desta sexta-feira (24) por uma equipe da Polícia Penal, após dois dias de buscas.
De acordo com informações do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Vandré foi localizado em uma residência no bairro Volta Seca, área conhecida como Morro do Marrosa, onde tentou fugir novamente ao perceber a aproximação dos agentes.
“Quando ele viu a aproximação da equipe da Polícia Penal, tentou fugir pulando uma janela, mas foi alcançado rapidamente. As equipes já estavam preparadas para uma nova tentativa de evasão”, relatou o repórter Luan Rodrigo, durante participação ao vivo no Gazeta Alerta.
Após ser detido, o preso foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de corpo de delito, conforme o protocolo padrão, e em seguida reencaminhado ao presídio. Ele deverá responder a um novo processo judicial pela fuga.
Entenda o caso
Vandré Lira de Melo cumpre pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco e estava autorizado a trabalhar no Núcleo de Manutenção e Zeladoria do local, exercendo a função de pedreiro em uma reforma na parte externa da unidade.
A fuga ocorreu na manhã da quarta-feira (22), mas só foi percebida no fim da tarde, durante a contagem de internos. O caso foi classificado pelo Iapen como uma evasão, termo técnico usado quando o preso se afasta do trabalho externo sem autorização.
Com essa ocorrência, o Acre soma cinco fugas registradas em unidades prisionais apenas neste ano.
Nota do Iapen na íntegra:
O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa sobre a recaptura de Vandré Lira de Melo, nesta sexta-feira, 24. O preso se evadiu na última quarta-feira, 22, do Complexo Penitenciário de Rio Branco, quando estava trabalhando como pedreiro em uma reforma na área externa do Complexo.
A Polícia Penal, por meio da Divisão de Monitoramento Eletrônico, realizou a recaptura de Vandré após receber informações de uma possível localização e se encaminhar para verificação, obtendo êxito.
Marcos Frank Costa
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária
Com informações de Luan Rodrigo, para a TV Gazeta.



