Celebrado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia é feriado estadual no Acre e reforça a importância de preservar a maior floresta tropical do planeta. Em razão da data, órgãos públicos e serviços terão alterações no funcionamento.
De acordo com o Detran/AC, não haverá atendimento presencial nas unidades na sexta-feira. O mesmo vale para a Organização em Centros de Atendimento (OCA) e a Secretaria de Estado da Agricultura, que só retomam as atividades na segunda-feira (8).
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) também suspenderá o expediente em suas unidades administrativas e jurisdicionais. Durante o feriado, os prazos processuais que venceriam no dia 5 ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. O Judiciário funcionará apenas em regime de *plantão para casos urgentes*, e a escala pode ser consultada no site oficial.
O Ministério Público do Acre (MPAC) seguirá em regime de plantão, com atendimento remoto para denúncias.
Na saúde, as UPAs e o Pronto-Socorro funcionam normalmente em regime 24 horas. Já o Centro de Referência em Medicamentos Especializados (Creme/CEAF) e a Policlínica do Tucumã não terão expediente.



