A categoria docente da Universidade Federal do Acre (Ufac) se reuniu em uma Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Associação de Docentes (ADufac) nesta quinta-feira (25), com a pauta centrada na avaliação da proposta apresentada pelo governo federal. Após o debate, a maioria dos professores e professoras rejeitaram a proposta, com apenas três votos favoráveis sendo registrados.
Em decorrência dessas deliberações, a diretoria da ADufac, conforme decidido em assembleia anterior, convocou a categoria para discutir a possibilidade de greve no dia 8 de maio. No entanto, diante do crescente movimento grevista em instituições federais de ensino em todo o país, envolvendo técnicos-administrativos e docentes, surgiu a proposta de antecipação dessa discussão.
A proposta de antecipar a discussão sobre a greve foi submetida à votação da plenária e aprovada por ampla maioria. Com isso, a assembleia para tratar do assunto será realizada na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, em primeira chamada às 8h30 e em segunda chamada às 9h. A convocação oficial será enviada pela secretaria da ADufac aos associados via e-mail.
Com isso, a ADufac promoverá a 3ª Assembleia Geral Ordinária do ano na mesma data, com pauta única centrada na discussão da possível greve docente federal. O evento ocorrerá presencialmente na sede da ADufac, no Campus Rio Branco, e no auditório do Bloco C, no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.
As assembleias da ADufac são abertas à participação de toda a comunidade acadêmica, sendo um direito de todos os docentes votarem, independentemente de filiação ao sindicato.