A abertura do evento foi nessa quarta-feira,09, e vai até sexta-feira,11,
Com o plenário vazio, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) não terá sessões nos dias 9,10,11 desse mês de novembro, pois dos 24 deputados estaduais ao menos 21 embarcaram para Recife no estado de Pernambuco, onde vão participar de mais um simpósio da União Nacional dos Legisladores (Unale).
A abertura foi nessa quarta-feira (09) e vai até sexta-feira (11). Além dos parlamentares, os servidores da assembleia também embarcaram nessa viagem. Tem também os 12 novos deputados que nem assumiram também foram convidados. O evento vai custar aos cofres públicos quase R$ 300 mil.
A Mesa Diretora não informou quantos deputados estaduais e servidores participaram do congresso na Unale, e não é possível saber, pois a página oficial do legislativo não respeita a lei de transparência. Os últimos dados lançados sobre os gastos dos deputados são de 2018 e estão incompletos.
Já o governador do estado, Gladson Cameli (PP), viajou para o Egito para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), e ficará 12 dias fora do Acre.
O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PP), foi para Portugal, e assim que o avião dele pousou, a vice-prefeita Marfisa Galvão embarcou para a Espanha. Vários secretários da prefeitura e do governo estão fora do estado, alguns em Brasília e outros acompanhando os gestores nas viagens internacionais