O edital para a licitação deve ser publicado no mês de janeiro
A Prefeitura do município de Rio Branco vai contratar duas empresas para operar o sistema de transporte coletivo na capital acreana. Dessa forma, o edital para a licitação deve ser publicado no mês de janeiro. A empresa vencedora vai receber R$ 7,48 centavos por km rodado.
A decisão da Prefeitura em relação a esse valor foi necessária devido as reclamações dos empresários que alegavam prejuízo em algumas linhas fora do horário de pico.
“O sistema agora vai trazer o pagamento por km rodados e não mais por passageiros. Dessa forma, isso traz mais alívio aos munícipes, porque a Prefeitura estará controlando essa quilometragem. Com isso, a empresa vai querer realmente atuar no município”, explica o presidente da RBTrans Benício Dias.
A prefeitura vai contratar duas empresas diferentes para o sistema, a primeira vai trabalhar os coletivos em 140 linhas, operando todo o fluxo de passageiros e outra empresa bancária vai administrar a bilhetagem eletrônica e movimentar o dinheiro gerado pelo serviço.
Uma das regras do edital que vai guiar muita polêmica é que a Prefeitura não vai mais aceitar consórcio. Com isso, significa dizer que apenas uma empresa vai gerenciar todo o sistema. Tendo em vista que a maior concorrente é justamente a empresa Ricco Transportes, que atualmente trabalha com contratos provisório.
O edital foi para o setor de licitação da Prefeitura que deve preparar toda a documentação em 15 dias, após isso é só publicar e esperar a adesão das empresas concorrentes. O contrato será de 10 anos e vai render a vencedora R$ 700 milhões nesse período.
“Não é possível colocarmos um valor alto no km rodado, pois a gente vem fazendo essas contas a muito tempo, tendo em vista que muitas coisas subiram”, finaliza o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom.