Tourão de Porto Acre ergue a taça do estadual pela primeira vez na história
Seis meses depois de concorrer ao título do Campeonato Acreano, o Humaitá ficou com o troféu, após vencer o Galvez por 2 a 0, nesta quarta-feira (13), na Arena da Floresta, em Rio Branco-AC. Na edição de 2021 o Tourão havia sido vice-campeão, perdendo a final nos pênaltis para o Rio Branco. Na atual temporada a equipe do interior não deu chances para os rivais e faturou o primeiro lugar da competição de forma invicta, até o momento, e antecipada. O artilheiro do campeonato, Fabinho, e Daniego marcaram os gols do título da equipe de Emanoel Sacramento.
A partida começou com o Galvez mais aguerrido e buscando de saída o campo de ataque. Aos poucos o Humaitá conseguiu equilibrar o confronto. Mesmo com maior volume de jogo por parte do Imperador nos minutos iniciais, foi o Tourão quem assustou primeiro. Aos 3 minutos Aldair cobrou falta e a bola passou com perigo do lado esquerdo do gol de Matheus.
O imperador tinha mais posse de bola mas faltava eficiência, por sua vez o Tourão aproveitava bem as chances que tinha. Aos 11, Dudu recuou para o arqueiro do Imperador, que foi lento na jogada e permitiu a chegada de Aldair, que foi derrubado pelo camisa 1 do Galvez. Pênalti marcado. Fabinho foi para a cobrança e bateu firme no canto superior direito abrindo o placar no confronto. Foi o sétimo gol do camisa 10 que se isolou na artilharia do campeonato. Aos 20, em jogada pelo lado esquerdo, John tocou para Isaac dentro da área.
O camisa 11 chutou e a bola saiu à esquerda da meta de Felipe. Aos 28, Domini avançou pela esquerda e, na tentativa de cruzar, quase surpreendeu o arqueiro do Tourão. O Galvez pressionava e aos 37, após bola levantada na área, a defesa do time do interior se atrapalha e John por pouco não deixou tudo igual. Nos acréscimos Aldair percebe a infiltração de Xavão e dá um bonito toque, o camisa 8 bateu para o gol, mas foi travado pelo zagueiro Dudu de forma providencial. O Imperador bem que tentou mas não conseguiu o gol de empate e as equipes foram para o intervalo com a vantagem parcial do time de Porto Acre.
No segundo tempo as equipes retornaram sem alterações. Correndo atrás do prejuízo, o Imperador continuou imprimindo alta intensidade e buscando igualar o marcador. O Tourão se defendia bem e continuava explorando as bolas paradas e os espaços deixados pelo adversário. Aos 9, Ronaldo bateu escanteio pelo lado direito e a bola foi ajeitada para a chegada de Daniego.
O camisa 9 chutou de fora da área, a bola desviou no caminho enganando o goleiro Matheus. 2 a 0 Tourão. Seis minutos depois, jogada de contra-ataque do Humaitá, Caique tocou para Fabinho que lançou para Aldair. O camisa 7 invadiu a área, mas a defesa do Galvez conseguiu afastar o perigo. O Galvez chegou com perigo cinco minutos depois. John recebeu bola na área, não conseguiu o domínio e ela sobrou para Wanderson bater para o gol obrigando Felipe a salvar com a ponta do pé. O Imperador tentou buscar forças para diminuir a vantagem do rival, no entanto não soube aproveitar as oportunidades que criou. Na melhor delas Thalis desperdiçou uma penalidade sofrida por Wanderson, nos minutos finais do confronto. O camisa 20 mandou a bola na trave esquerda do goleiro Felipe. foi o suficiente para o Tourão de Porto Acre esperar o apito final e comemorar a conquista inédita do título do Campeonato Acreano de 2022.
Com a vitória o Humaitá alcançou 12 pontos em 4 jogos no returno da competição, não podendo mais ser alcançado mais ser alcançado por nenhum dos outros oponentes, e desta forma conquistando a taça do estadual com uma rodada de antecedência. Já o Galvez caiu para a quinta posição na tabela e as chances de terminar o campeonato em segundo lugar são extremamente reduzidas, porém existem.
Já com o título garantido, o Humaitá volta as atenções para o Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão tem estreia marcada para o próximo domingo (17), às 18h, diante do Amazonas FC. A última partida referente ao campeonato local será realizada na próxima quarta-feira (20), às 17h, quando irá enfrentar o São Francisco. Na ocasião, a equipe de Porto Acre irá receber o troféu pela conquista do título. O Galvez enfrenta o Rio Branco-AC, na quinta-feira (21), às 17h, no encerramento da competição local. Todas as partidas serão disputadas na Arena da Floresta na capital acreana.